10 Junho 1915 – 10 Junho 2015
M. Ascensão NicoL Goñi, ‘’Pioneira na Promoção da mulher’’.
O PRIMEIRO ENVIO ‘’ PUERTO MALDONADO’’
“Saímos a 16 de Junho de Lima, Sor Aurora, M. Angélica, peruana, e eu; podem imaginar que esta separação supôs grande sacrifício tanto para as que ficaram como para as que viemos, pois entendendo que, quando somos poucas, se estreitam de modo particular os laços da caridade” (Carta M. A. Nicol)
“Não é fácil descrever a surpresa e a admiração que este facto despertou então no Perú. Era a primeira vez na sua história que se realizava semelhante expedição nas regiões fabulosas do oriente. Até ao momento as expedições eram feitas por empresas de homens aguerridos, exploradores audazes, capitães vigilantes valentes e sobretudo por destemidos missionários. Mas com os resultados fortemente trágicos, eram poucos os que conseguiam chegar ao fim da aventura. E pensar que agora iam realizar a sua aventura umas frágeis e humildes religiosas. Assim não faltou quem chamasse a esta experiência de imprudência, de temeridade e de loucura” (P. Osende)
A viagem felicíssima. Sem dúvida as orações das almas fervorosas alcançaram-nos esta graça do Senhor, e ainda experimentamos durante ela grandes consolações, sobretudo ao considerar que éramos a primeiras mulheres e empreender tal viagem tão somente para procurar a Divina Graça e salvação destas pobres almas.
Muito nos tinham anunciado para este dia, a célebre falta de ar, e embora santíssimo bastante frio por causa da neve que nos tocou, no entanto, a subida à considerável altura de 4.400 metros não nos fez impressão. Ao chegar a Juliaca encontramos no hotel o nosso bom Padre Landáburu, muito estropiado do caminho, mas contente por se encontrar perto de casa…
Deus abençoava o novo Instituto, dava-lhe vocações e pedia-lhe novos apostolados.
As Missionárias Dominicanas do Rosário abrimo-nos também a novas formas de Apostolado, criando o VOLUNTARIÁDO MISSIONÁRIO para aqueles jovens que, por um tempo determinado desejem partilhar com alguma das nossas comunidades uma experiência missionária.
O segredo da paz e da felicidade está no esquecimento de si mesma, no esvaziar-se de si para que tudo o encha Deus.