Capítulo geral – Missionárias Dominicanas do Rosário – 2022

Maio 24, 2022

NOTA: No dia 12 de maio, -11º. Dia do Capítulo-, foi enviado a várias pessoas conhecidas, amigas, o que segue, e no final transcrevem-se alguns dos ecos/respostas recebidas

“Várias pessoas Amigas e Colaboradores nossos, me têm perguntado o que fazemos, ou ainda vamos fazer, tanto tempo aqui em Madrid e admiram-se por o nosso Capítulo Geral demorar tanto.

Pela razão exposta e, também, porque, como pessoas nossas AMIGAS que são, merecem uma resposta. Além disso gosto que saibam algo da nossa vida, das nossas coisas. Uma partilha bem feita e adequada, – que não sei bem se é o caso!…-  que desperte interesse, é sempre boa, penso. Assim fiz o apanhado que envio em anexo e se gostar e quiser ver, muito bem e se não, também muito bem.
COM um abraço amigo e grande
Ir. Deolinda”

 

I.IMPRESSÕES GERAIS:

  • Número de Irmãs participantes: 37. Predominam as Irmãs jovens e de meia idade
  • É uma óptima experiência de multiculturalidade e interculturalidade: na oração, na maneira de vestir, nas danças e expressões culturais, nas línguas, etc., etc
  • Há uma Equipa de comunicação que prepara e envia tudo o que se faz e decide no Capítulo (Os Destinatários, nalguns casos são só as Irmãs da Congregação e noutros é toda a gente que queira e goste de acompanhar). Recebe, também, as múltiplas mensagens, vídeos, orações, danças, votos que vão chegando de muitas partes do mundo

Não há dúvida que as novas tecnologias são óptimas para este serviço

  • Há muito bom ambiente, muita esperança e entusiasmo e temos tido momentos bem divertidos
  • Nota-se um sincero desejo que o Espírito Santo nos ilumine, inspire e ajude e isso é expresso de muitas maneiras, sobretudo nos tempos de oração. Mons. Zubieta, antes de morrer, disse: “ O meu espírito sempre vos acompanhará”  e parece que sentimos que ele e Ascensão Nicol, estão mesmo presentes.
  • Vemos este Capítulo como sendo muito especial, e de suma importância. Gostaríamos que fosse quase como um “recomeço”, como uma “refundação”. Há decisões importantíssimas a tomar, até porque a realidade interna, os desafios, as problemáticas, os campos de missão, o número de irmãs, etc, etc. mudou muito, muito.
  • O número de Irmãs nos últimos seis anos desceu bastante. Contudo, graças a Deus, há bastantes novas vocações na África e Extremo Oriente. Algumas na América, mas aqui muito poucas.
  • A média de idade das Irmãs em vários lugares é muito alta.
  • Em muitas comunidades faz-se muito trabalho com Grupos de “Leigos Missionários Dominicanos”, ou da Família Dominicana
  • Verifica-se, em quase todas as comunidades, muita fidelidade ao nosso Carisma Missionário e de opção pelos mais pobres. É muito bonito ver e sentir isto.
  • O trabalho é muito intenso e o tempo está muito, muito preenchido.
  • É muito, muito interessante conhecer as realidades sociais, religiosas, políticas, culturais dos diferentes Países do mundo.
  • Dizia-nos um Sacerdote numa das Eucaristias, que poder participar num Capítulo Geral, é uma sorte, é um Dom, mas também uma enorme responsabilidade. Eu concordo totalmente com ele

 

II. PRIMEIRA SEMANA

1 – Organização dos Serviços Capitulares:

  • Fez-se no primeiro as votações para se escolher as Irmãs que vão prestar os diversos serviços do Capítulo: Moderação, coordenação, Secretária, etc., etc.

2 – Relatórios: Dá-nos a conhecer a realidade da Congregação

  • Madre Geral
  • Secretária Geral
  • Ecónoma Geral
  • Península Ibérica (Espanha e Portugal):

. Votou-se e aprovou-se a supressão as Províncias de Portugal e de Espanha e as comunidades destes duas Províncias, passam a depender directamente do Conselho Geral.

  • As duas Assessoras que apoiam alguma Comunidade e Obras na peníssula Ibérica, estiveram também presentes e prestaram contas do seu trabalho.
  • Moçambique
  • Angola
  • Votou-se e aprovou-se que Moçambique e Angola passam a formar uma só Província
  • Congo e Camarões
  • Indía
  • E uma realidade deveras interessante
  • Taiwan, Macau, Vietnam

 

.Impressionante a realidade da China Continental: Temos lá duas Irmãs que nem podem sair, nem podem ser visitadas. Só duma maneira muito disfarçado, usando uma das novas tecnologias, as Irmãs da Província, à qual pertencem, podem falar com elas e fazem-no várias vezes à Semana.

.Macau recebe muitas aspirantes Jovens de vários Países da Ásia. Várias delas estudam numa extensão da Universidade Católica de Lisboa

.Também a realidade do Vietnam, que é nova na Congregação, é muito interessante

-Filipinas e Timor

-R. Dominicana, México, Guatemala, Nicarágua, Puerto Rico

  • Equador, Peru, Chile, Bolívia

Aprovou-se que as Comunidades destes Países, da América do Sul, apesar de serem muitas, passam a constituir uma só Província. Eram 3 e agora fica só uma

 

III. PLANIFICAÇÃO

(O que se prevê, mas não querem dizer que seja exactamente assim)

  • Esta etapa de Planificação é sempre demorada e exigente, pois é já o que se vai programar para os próximos 6 anos
  • ESPIRITUALIDADE, COMUNIDADE, MISSÃO .Está previsto que dediquemos a estes dois temas os dias 10, 11, 12, 13, 14 de Maio
  • Começou com um dia de reflexão, orientada pelo Provincial da Província Ibérica dos Dominicanos, e foi óptima mesmo. Aliás, muto adaptada à realidade da Vida Dominicana, Eclesial, Teológica dos nossos dias. Muito bom mesmo.
  • Dia 15: Passeio a Toledo
  • MISSÃO E FORMAÇÃO: (Pastoral Vocacional, Formação Inicial e Permanente – De 16 a 28 de Maio. É um tema que tem que ser muito, muito trabalhado
  • O primeiro dia é de reflexão que vai ser orientada pela nossa Irmã Geraldina (da R. Dominicana) doutorada em Pastoral.
  • Dias 22 e 29: Descanso

 

GOVERNO, PROTOCOLOS, (com outras Instituições), REESTRUTAÇÃO, ADMNISTRAÇÃO/ECONOMIA,: De 30.05 a 5 de junho

  • Este capítulo também começa com um dia de Reflexão, orientado pelo Fr. Rufino, OP

 

IV. ELEIÇÕES

  • Dia. 6.6: RETIRO, orientado pelo Fr. Mário Rui OP
  • Dias 7 e 8 Eleição da Coordenadora Geral e Conselho

 

V. OUTROS ASSUNTOS

  • De 9 a  11 de Junho: Outros assuntos, Acordos Capitulares, etc.

 

VI. POR FIM

Dia 12: Passeio a Caleruega, terra onde nasceu S. Domingos, (que fica perto de Burgos)

Dia 13: AVALIAÇÂO DO CAPÍTULO

NOTA: Para a Planificação estamos a usar-se a metodologia que em português, se pode chamar DAFO

A partir de toda a informação que nos foi dada durante toda a primeira semana, destacaram-se, a nível interno as: DEBILIDADES e FORTALEZAS. A nível externo: AMEAÇAS E OPORTUNIDADES Daqui elaboram-se: O OBJEIVO GERAL, OS OBJETIVOS PARA CADA ÁREA, AS RESPETIVAS AÇÕES, O CRONOGRAMA AS RESPONSÁVEIS

 

ALGUNS ECOS/RESPOSTAS RECEBIDAS

1. Muito obrigada pela sua partilha. É sempre bom saber o que se vai passando por aí. Pelo que conta, têm sido dias muito intensos e com algumas novidades.
Por aqui está tudo bem, mas sempre com muito trabalho.
Bom trabalho.
Beijinho.

2. Obrigada pela sua partilha. Já fiz chegar a todas as professoras, pois acho importante terem mais conhecimento da Congregação e da sua vida.
Espero que o Capítulo esteja a correr bem e que traga bons frutos.
Desejo que continue tudo a correr bem.
Bj. para todas.

3. Gostei muito de ficar a conhecer melhor o vosso trabalho e, realmente, é revigorante saber que, apesar do materialismo que alastra pelo mundo, continua haver gente generosa, que entrega a sua vida a propagar a fé cristã e a ajudar pessoas em necessidades.

4. Agradeço as notícias enviadas a partir do Capítulo Geral, em Madrid, que li com atenção e apreço. Tomei consciência do muito que há a fazer numa Assembleia magna como esta: balanço do que foi passado, diagnóstico do presente e linhas para o futuro; conhecimento de outras realidades das comunidades de Irmãs espalhadas por terras de missão; aprendizagem com a diversidade que caracteriza, desde os primórdios, o Povo de Deus..
Neste tempo pascal em que acompanhamos os Actos dos Apóstolos, rezamos para que as Irmãs Dominicanas Missionárias do Rosário se deixem conduzir pelo Espírito que sabemos que assiste a Igreja.

5. Digo-te que já li a tua exposição, da qual eu gosto muito, de forma abrangente. Bem-haja!

6. Bem haja Irmã Deolinda, gostei muito de saber todo o trabalho que aí estão a desenvolver. De certeza que o Espírito Santo as vai iluminar para que tudo corra bem e façam as melhoras decisões. Que bom ainda ter paciência para nos dar notícias, apesar de tanto trabalho.

7. Agradeço a sua partilha. Na verdade sempre admirei as formas de governança das comunidades, por isso é com curiosidade que acompanho os vossos trabalhos. Obrigado por me manter por dentro do vosso capítulo, naquilo que é possível, evidentemente. Um abraço amigo e continuação de bons trabalhos.

8. Espero que esteja ainda a disfrutar desta experiencia tão enriquecedora em Madrid, com saúde e alegria. Curioso estive em Madrid dia 11 de maio, já não ia há mais de quatro. É muito interessante o trabalho que estão a desenvolver e que surtirá sem duvida frutos no futuro, num futuro que queremos de paz, igualdade e respeito. E para o qual todos temos que trabalhar com amor e dedicação. Fico à espera de noticias sobre a festa do padroeiro. Será no Bairro? Em que dia?

9. Que bom é saber notícias suas e perceber a vitalidade deste encontro para a vossa comunidade. Como sempre 🙂 nota-se o seu entusiasmo, que tanto nos contagia.
Muito obrigado. Assim podemos acompanhar um pouco mais de perto. Contem com a minha oração.

10. Recebi com muito agrado, com muito gosto, notícias suas . Uma surpresa que verdadeiramente me encantou, pelo conteúdo, pela dimensão cultural e humana, pela satisfação que se adivinha em participar nessa caminhada e poder dar à mesma o seu maravilhoso contributo . PARABÈNS verdadeiros à COMUNIDADE DOMINICANA por saber dar ao mundo um testemunho tão maravilhoso que tão bem confirma as palavras de Fernando Pessoa.  “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce “ !
Beijinhos e à distância vos acompanho