Biblioteca Escolar – Ponto do Saber

Abril 29, 2012

Queridos amigos e amigas

Hoje escrevo para lançar um desafio a todos os amigos e amigas: “Um livro a favor da Biblioteca “Ponto do Saber”.

Sei que tenho andado um pouco caladinha, é que por cá não há muito tempo para dedicar-me à escrita. As solicitações são muitas e somos apenas 3 irmãs na comunidade. Mas tenho pensado muito em todos vós e sinto uma profunda alegria por fazer parte de uma família tão grande.

Por cá sigo entusiasmada na minha nova missão em Moçambique, sinto que Deus me chamou a entregar a minha vida, no meio deste povo tão pobre e simultaneamente tão cheio de fé e de alegria.

Encontro-me a viver num bairro de periferia de Quelimane, situado no Centro de Moçambique, numa zona pantanosa muito pobre, com uma população jovem e na sua maioria desempregada. Onde residimos temos um Centro Social que procura dar resposta às necessidades sentidas pela população e neste momento estamos mesmo a iniciar com novos projectos na área da educação.

Um dos projectos é o da abertura de uma biblioteca escolar, mas agora ao colocar os livros nas estantes vemos que temos muito pouco material. Os livros são insuficientes em relação à procura que temos por parte das crianças. Adolescentes e jovens. Aqui quase não existem livros nas escolas e os alunos não têm capacidade financeira para comprar os livros da 8ª à 12ª classe, porque para estes anos o Estado de Moçambique já não oferece livros aos estudantes. As turmas têm entre 80 e 120 alunos, muitas vezes os estudantes nem uma carteira têm para sentar-se, os professores faltam muito, por isso não é de admirar que haja tanto insucesso escolar.

Nós, as Missionárias Dominicanas queremos ajudar os adolescentes e jovens a obterem melhores resultados escolares, mas para isso contamos com o apoio de pessoas amigas e de doadores que acreditem neste projecto.

Tenho andado a pensar muito em como conseguir livros para a Biblioteca escolar e tive uma ideia que me parece que pode resultar. 

A minha ideia é a seguinte: este ano durante a Quaresma convidar todos os amigos e membros da nossa família a ajudar-nos a patrocinar o valor de um livro para a nossa biblioteca escolar. Vamos supor, se cada um contribuir com o valor de uma carteira de cigarros, ou de um chocolate por semana, pode ao fim da Quaresma juntar o dinheiro para comprar um livro. Peço apenas o valor de um livro. Penso que não é pedir muito.

Envio em anexo o projecto para que o conheçam.

Ajudem-nos a ajudar, contribuindo e divulgando este projecto junto de toda a família, amigos, conhecidos e outras pessoas de boa vontade.

As nossas crianças e jovens contam convosco e eu também!

Um abraço amigo e cheio de saudades                         

Ir. Mafalda Moniz