ATA DO 29º ENCONTRO DO GRUPO LEA

Abril 1, 2013

Fátima – 15/10/2011

Descrição: 416767_2457137517672_1529156356_32118296_814831268_oNo dia 15 de outubro de 2011, o grupo LEA reuniu-se para mais um encontro, em Fátima. Estiveram presentes os seguintes elementos: Irmã Deolinda, Irmã Carmen, Irmã Nati, Guilhermo, José, Tó, Amélia, Arminda, Nhanha, Fátima, Ana Miranda, Ana Tavares, Daniela, Ana Margarida e Noémia. A Rita e o Sílvio, devido a um imprevisto, só estiveram presentes de tarde.
Após o encontro na Capelinha das Aparições, pelas 10h, o grupo dirigiu-se para a Casa de Nossa Senhora das Dores, local definido para a reunião.
Iniciou-se a reunião com a apresentação das Irmãs Nati e Carmen, que estavam pela primeira vez connosco. 
Continuámos com a oração da manhã, seguida de um cântico. Os elementos do Porto entregaram uma flor a cada participante.
Como habitualmente, passou-se à hora das novidades. Tivemos a oportunidade de verificar o entusiasmo da Daniela que, com muita força de vontade, conseguiu ultrapassar alguns problemas. A sua felicidade foi visível em todos os aspetos, inclusive fisicamente, pois perdeu peso, o que, para além de ajudar a prevenir problemas de saúde, a torna muito elegante.
A Ana Miranda recebeu o prémio Padre Nuno Burguete, instituído pela Associação de Escolas do Ensino Particular e atribuído, anualmente, a vários professores dos diferentes estabelecimentos de ensino particular, com mais de vinte e cinco anos de serviço, no mesmo estabelecimento, sob proposta da direção das respetivas escolas. A Fátima e a Daniela, colegas de trabalho da Ana, enalteceram o mérito deste prémio. Reconheceram o excelente profissionalismo com que ela se dedica aos alunos, ao colégio e a tudo o que com ele se relaciona.
Também a Ana Margarida foi selecionada para uma bolsa de estudo, na área das Relações Internacionais, realizada na Bulgária. Fez-nos um pequeno relato da experiência, que foi muito rica, sobretudo pela oportunidade de contactar com pessoas de diferentes países.
A Madre Deolinda informou ainda que o Centro Social se encontra em obras e será mudado o local de entrada.
De seguida, foi feita, pela Madre Deolinda, uma proposta de reflexão sobre dois textos bíblicos (Is.6, 1-8 e Mt. 7, 21-26), um outro relacionado com palavras do Papa Bento XVI, proferidas durante a sua visita à Alemanha, e ainda outro relacionado com dois testemunhos de compromissos de fé – Sandra e Giorgio de La Pira. Até à hora do almoço, cada elemento do grupo teve liberdade para fazer a sua reflexão individual na sala, na capela ou no exterior. 
Depois de um agradável almoço, regressámos à sala, já com a presença da Rita e do Sílvio, que partilharam connosco os momentos felizes que viveram durante os preparativos e no dia do seu casamento. O grupo ofereceu ao casal um livro relacionado com o matrimónio.
O Guillermo tinha comprado uma vela no exterior e acendeu-a, no sentido de iluminar o grupo durante a reflexão que se iria seguir.
Passou-se então à discussão em grupo dos textos lidos de manhã, relacionando-os com o tema da reunião que incidia sobre a identidade do grupo e como motivar à fé e ao compromisso. Ficou claro que, para a maior parte dos intervenientes, a importância destas reuniões consiste na oportunidade de refletir em grupo sobre vários temas e partilhar experiências pois, dado o distanciamento dos diferentes elementos do grupo e as pressões do dia a dia de cada um, torna-se mais difícil o assumir de grandes compromissos. Foram feitas algumas propostas de trabalho que implicariam uma participação mais ativa: a reflexão em grupo nas pequenas comunidades, à semelhança da que se faz nas reuniões; o estudo e a interpretação de textos bíblicos; o aprofundar do conhecimento da liturgia; a leitura de livros, da área bíblica ou não, que seriam discutidos em grupo.
Após serem sugeridos livros, revistas e sites de internet que ajudarão as pessoas interessadas a melhorar os conhecimentos sobre os temas atrás referidos, ficou decidido que, nos encontros, de manhã, seriam lidas e comentadas as leituras bíblicas do domingo seguinte e que a Madre Deolinda iria aconselhar um livro por email, para que fossem comentados alguns capítulos, na próxima reunião.
Ainda se falou sobre Timor e da hipótese de apadrinhamento de crianças timorenses. Propôs-se o contacto com o Jorge, no sentido de se iniciar a correspondência entre os alunos do Flori e os meninos de Timor.
A Daniela expôs uma experiência da qual beneficiou a Acreditar e que poderia ser seguido por outros: os trabalhadores de uma empresa que recebiam ou trocavam presentes no Natal, abdicaram dele, revertendo o seu valor para instituições de apoio social.
Foram, por último, definidas as datas das próximas reuniões:

  • 28 de janeiro – no Porto, preparada pelos elementos de lá;
  • 21 de abril –  em Fátima , preparada pela Madre Deolinda e pela Amélia;
  • 7 de julho – em Lisboa.

A reunião terminou com uma oração e depois, no exterior, partilhou-se um lanchinho.

Ana Miranda, Daniela e Fátima

Descrição: 324561_2457143637825_1529156356_32118299_1876683907_o

Descrição: 323447_2457157798179_1529156356_32118305_1805515979_o