ASSEMBLEIA INTERCALAR DE PROVINCIAIS (3)

Abril 17, 2011

Depois da nossa visita às Irmãs de Pamplona e de Huesca, recomeçamos os trabalhos e foi o tema da FORMAÇÃO, a todos os níveis, que nos ocupou em primeiro lugar. Contudo, também os temas da ESPIRITUALIDADE, MISSÃO, VIDA FRATERNA voltaram a ser motivo de estudo, de reflexão e partilha. As  propostas de projectos futuros, a nível da Missão, apresentadas por cada uma das Províncias foram analisadas por todas e ajudaram-nos a optar e a assumir algumas prioridades

 

FECHO DA ASSEMBLEIA

O último dia da Assembleia foi dedicado a informações de cariz prático, perguntas, notícias, redefinição de perspectivas futuras, etc.

Na avaliação final confirmou-se o que todas sentíamos e íamos comentando umas com as outras: que a Assembleia tinha sido excelente pela partilha ampla e fraterna; pela atitude palpável de escuta e de busca de novos caminhos; pela coragem e determinação com que se definiu a criação de alguns Projectos que vão dar um rosto mais internacional a algumas das nossas Comunidades; pelos momentos de oração; pelo desejo sincero de fidelidade ao carisma missionário e de opção pelos pobres; pela experiência muito intensa da vivência da fraternidade universal, causada não só pela presença de irmãs dos vários Continentes, mas pelas muitíssimas mensagens que cada dia eram lidas e que provinham das Províncias, Comunidades ou de Irmãs. Sentimo-nos de facto, muito acompanhadas por toda a Congregação…Foi  bonito e bom!

A Ir. Dominga Garro, Coordenadora Geral, teve a última palavra e convidou-nos a ser corresponsáveis com todos os sonhos partilhados estes dias e na realização dos que ficaram já definidos.

Contudo a EUCARISTIA foi a “chave de ouro” com que se fechou a Assembleia, e o que mais brotava do coração era o louvor e a acção de graças.

Participaram na Assembleia 20 Irmãs, provenientes dos seguintes lugares:

África: Guilhermina Firmina, Inocência Costa, Ana Maria Acedo
América: Eneida Galarce, Faustina Posada, Irene Farro, Dolores Otazu, Zully Rojas, Carmen Gracia, Benita Toj.
Europa: Deolinda Rodrigues, Nieves Escanciano
Asía: Mary Joseph, Milagros Guarte, Asunta Fang Li
Conselho Geral: Dominga, Conchita, Isabel, Juana Mary, Julia María

Depois foi chegando a hora dos abraços, do adeus… e custou, porque se criaram laços de amizade, de comunhão…