Queridas Amigas e Amigos
As Missionárias Dominicanas do Rosário, ao celebrarem os 50 anos de presença em Moçambique, incluiram no seu programa de celebrações, homenagear as Mulheres, algumas das quais são verdadeiras heroínas pois conseguem, apesar das muitas dificuldades e sacrifícios, levar adiante, frequentemente sozinhas, a família, grupos, comunidades, etc. São, nalguns casos, verdadeiramente admiráveis! O Povo moçambicano está mal, muito mal em muitos aspectos, mas se não fossem estas mulheres, estaria, sem dúvida, muito pior.
Aliás esta realidade é extensiva à África e daí o ter circulado um baixo-assinado, para que o Prémio Nobel da Paz fosse atribuído à Mulher africana. De facto, neste ano de 2011, foram duas as mulheres africanas galardoadas.
As Irmãs pensaram, logo de início, que uma maneira de prestar essa homenagem, poderia ser com a publicação de um livro e três Voluntárias, portuguesas, ajudaram a concretizar esse projecto.
O livro tem como título KULUNGWANA, em ronga, que significa: grito de exaltação e alegria que se emite para manifestar o momento culminante de um acto ou de uma celebração.É uma forma sonora, profunda e chamativa que o povo moçambicano – e não só – tem de expressar um momento especial que está a viver.
Dada a relação histórica e afectiva entre Moçambique e Portugal e uma vez que as autoras são portuguesas, pareceu-nos de grande interesse fazer a apresentaçãodo referido livro, aqui em Lisboa . Mais adiante poderá fazer-se, também, no Porto.
É, pois, para esta apresentação que lhe faço este CONVITE e a sua presença dar-nos-ia imensa alegria.
O acto terá lugar no próximo dia 12 de Novembro, sábado, pelas 17h00 na Livraria “LER DEVAGAR”, Rua Rodrigues Faria – dentro do LX Factory – Alcântara.
Vou mandar um outro e-mail que tem o Link que ajuda a localizar melhor esta Livraria.
Muita agradecia, caso conheça outras pessoas que possam estar interessadas nesta apresentação, que lhes enviasse este Convite.
Fico muito agradecida pelo carinho e apoio que possa dar a esta inicitaiva
Com um abraço amigo
Ir. Deolinda Rodrigues
Missionárias Dominicanas do Rosário