Advento

Abril 1, 2013

Queridas Irmãs

Iniciamos o Tempo do Advento. Depois de refletirmos o tempo comum, coroado com a festa de Cristo, Rei do Universo, é chegado o doce momento da reflexão acerca deste tempo que é a antecipação do Natal Advento, tempo de espera e de esperança, de atenção e de vigilância, de alegre chegada e amorosa acolhida do Deus Connosco, o Emanuel.

É um tempo forte de confiança e de transformação. Conversão e mudança de vida geram um sentimento agradável na nossa vida: é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã.

O Advento faz-nos recordar a realidade muito presente nas nossas vidas: a permanente espera da vinda do Senhor Jesus. É Cristo que vem ao nosso encontro no presente e no futuro, como veio no dia de ontem, que é o passado. É uma peregrinação em direção ao Absoluto.

Todas esperamos, todas vivemos adventos, aguardando a manifestação cada vez mais visível do reino de Deus, em que Justiça e paz se abracem e todos os povos e culturas desabrochem felizes e reconciliados contemplando o Deus Connosco.

O Advento recorda a dimensão histórica da salvação, evidencía a dimensão escatológica do mistério cristão e nos insere no caráter missionário da vinda de Cristo.

Ao serem aprofundados os textos litúrgicos desse tempo, constata-se na história da humanidade o mistério da vinda do Senhor, Jesus, que de fato seencarna e se torna presença salvífica na história, confirmando a promessa e aaliança feita ao povo de Israel. Deus que, ao fazer-se carne, planifica o tempo (Gal 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15).

Que a liturgia inaugural do tempo do Advento contamine nossos corações. Tempo de espera mas tempo de revisão de vida, em que as coisas velhas vão dando espaço para as coisas novas para acontecer aqui e agora o Reino de Deus. Todas somas convidadas a descobrir a situação que nos rodeia e acreditar que é possível resolver nossos problemas, e os dos que nos rodeiam, sempre contando com a graça e o auxilio de Deus Menino, o Príncipe da Paz.

Estar despertas para Deus e para os demais homens: eis aqui o tipo de vigilância a que se refere o Advento, a  vigilância  que descobre a luz e proporciona mais claridade ao mundo. ‘’Marana tha’’! Vem Senhor Jesus!

Abraça-vos com carinho.

Lisboa 26 de Novembro de 2012-11-26

Irmã Maria Adelaide Varanda