Acta do 30.º Encontro

Abril 1, 2013

Ao 28º dia do mês de Janeiro, do ano de dois mil e doze, pelas dez horas e trinta minutos, no colégio Flori, no Porto, reuniu-se o grupo L.E.A com a seguinte ordem de trabalhos:

 

10h30 –  Acolhimento

1. Saudação, partilha de notícias e de compromissos assumidos na (s) reunião (ões) anterior (es), aprovação da última acta e oração.

2. Reflexão sobre o momento actual do País, do mundo e a nossa “postura”
3. Almoço

4. Escolha do livro – há duas propostas – e da metodologia para o estudo sobre a Bíblia que nos propusemos fazer ao longo deste ano.

5. Planificação de outros aspectos: preparação dos Encontros, apadrinhamento do Colégio do Oecussi, Timor  e…

6. Contas

 Estiveram presentes os seguintes elementos: Tó, Amélia, Fernando, Fátima, Ana Miranda, Ana Tavares, Xana, Daniela, Noémia e as Irmãs: Adelaide, Deolinda, Maria José Baptista, Ilda.

Como sempre, tivemos um agradável acolhimento proporcionado pelas Irmãs do Porto e pelas colegas, com um cafezinho e uns deliciosos docinhos.
Iniciou-se a reunião com a apresentação de um power point relativo à crise económica/financeira, preparado pela Ana Margarida. Foi-nos também  apresentado o resultado do trabalho – muito interessante –  que algumas Professoras do Colégio Flori fizeram com as crianças das suas turmas, relativamente à situação que o País vive e consultou-se, além de outras fontes de informação, o Blog “O Bar do Alcides”. Toda esta documentação proporcionou uma reflexão, em conjunto, muito boa, sobre esta realidade, designadamente sobre a situação do País e dos problemas que têm vindo a afectar muitas famílias provocados, fundamentalmente, por esta crise. Ainda sobre este tema foi sugerida a leitura de um livro do Padre Tolentino de Mendonça, “Para uma Teologia da Crise”. Depois desta reflexão e partilha concluímos que temos que despertar e cultivar mais o sentido crítico e fazer esforço para estarmos informados. 

Como habitualmente, passou-se à hora das notícias: O Guilherme terminou a investigação que desenvolveu no Instituto Superior Técnico e já se encontra em Madrid, rumo ao Peru. O Professor que dá catequese às crianças, foi pai. Está a decorrer uma campanha de recolha de papel destinado ao Banco Alimentar. A Noémia vai dinamizar, a nível escolar, uma acção no dia da não violência.

Seguiu-se um delicioso almoço e um óptimo convívio, à beira mar, porque o dia estava lindo.

De tarde, iniciamos o 2º tema que nos propuséramos na reunião anterior, Estudar a Bíblia.

A Irmã Deolinda apresentou 2 Livros de estudo sugeridos pelo Frei Rui:
– Para Ler o novo Testamento, da Editora Perpétuo Socorro;
– Roteiro da Leitura da Biblia, do Frei Fernando Ventura, da Editora Presença.
A Irmã e a Amélia vão analisá-los e posteriormente irão sugerir aquele que considerarem ser mais indicado para iniciarmos o estudo.
Referiu ainda, nesta área, o trabalho desenvolvido pelos Capuchinhos, editando inclusivamente uma revista bíblica, os Cadernos bíblicos, que nos poderão ajudar a perceber melhor a Bíblia,
De seguida, lemos o texto do Evangelho do Domingo seguinte, Marcos 1,21-28, reflectimos com a ajuda da Irmã, e respondemos a 3 questões sobre a Bíblia, a sua actualidade, a fé que recebemos no berço e o nosso compromisso da leitura e reflexão das leituras de cada domingo.

O Tó, sempre oportuno, procedeu à leitura dum trecho duma revista antiga, enquadrada no tema do referido Evangelho: Uma Doutrina com Autoridade. Os Judeus tinham uma imagem de um Deus castigador e Jesus veio provar que Deus é um Deus Libertador. A Irmã concluiu que a Bíblia nasceu da vida.

Ainda por causa desse Evangelho falou-se também sobre o exorcismo tendo o Tó contado a sua experiência com o nascimento do filho João Pedro e a Xana contou outra, de que tinha conhecimento e que se verificou com o pároco da sua Paróquia. Foi um tema que despertou muita curiosidade, até porque todos sabíamos muito pouco sobre o assunto, mas ficamos de procurar alguma documentação.

Outro temas focados:
 – O apadrinhamento/ajuda para OECUSSI, comprometemo-nos, em todos os encontros, a contribuir monetariamente com o que cada um quisesse;
– O terço em Fátima, dia 8 de Março e quem quisesse poderia participar;
– O Intercâmbio entre o Centro Social e o Colégio
Por fim, terminou-se a reunião, regressando ao tema inicial da crise, e concluindo com uma Oração preparada pelos meninos do Colégio Flori, seguida de um óptimo lanche.

Lisboa, 14 de Março de 2012

Amélia Lopes