ABERTURA DA CELEBRAÇÃO DO ANO JUBILAR 1959-2009 EM INHASSORO

Abril 17, 2011

Logo no início do ano, na realização do nosso Projecto Comunitário nos questionávamos, sobre o como iríamos viver e partilhar comunitariamente e com os cristãos da Comunidade Cristã, o nosso Ano Jubilar.

Foram saindo várias ideias e decidimos reflectir sobre o livro da Memória Histórica dos 50 anos da nossa presença em Moçambique.
Tomámo-lo desde então como “tema obrigatório” semanal da nossa liturgia e do nosso estudo e reflexão comunitária.
Foi riquíssimo porque nos ajudou a manter-nos, cada semana, nesse clima de reflexão e aprofundamento sobre o que representava para nós hoje, estarmos a celebrar a Memória Histórica destes 50 anos da presença da Congregação em Moçambique.
Ao fazermos memoria, olhamos para as Irmãs que viveram e gastaram a sua vida ao longo destes anos na missão e temo-las a elas como ponto de referência, porque souberam assumir, em cada momento histórico, os desafios que provinham dos sinais dos tempos e tentaram dar uma resposta em fidelidade criativa ao nosso Carisma.
As irmãs contribuíram à construção do Reino de Deus, estando entre os mais fracos e vulneráveis. 

Quanto à partilha com a comunidade cristã, organizamos os mesmos temas que reflectíamos em casa, e uma vez por mês uma irmã partilhava na comunidade cristã, de uma maneira simples e resumida o capítulo do livro e as nossas interpelações.

Transcrevemo-vos, resumidamente, parte das palavras com que iniciámos a partilha na comunidade cristã, no dia 14 de Fevereiro:

“Ao iniciarmos esta abertura do Ano Jubilar queremos convidar a paróquia de Santo Eusébio a caminhar connosco ao longo de todo este Ano Jubilar 2009.
Na nossa cultura Africana e Moçambicana, quando queremos celebrar um acontecimento importante e significativo dentro da comunidade, usamos o “chifre” para convocar à celebração desse acontecimento.
Também nós hoje, Missionárias Dominicanas do Rosário, queremos convidar-vos a viver connosco este “Ano agradável” a Deus, tempo de Alegria e Esperança.
Ainda somos jovens mas sentimos dentro do nosso coração “ este chifre a tocar”porque nos sentimos felizes e queremos bendizer a Deus pela vida das nossas Irmãs que se dedicaram de alma e coração ao longo destes 50 anos, a Anunciar o Evangelho de Jesus no meio do nosso povo. Acompanharam a par e passo a vida dos nossos irmãos, comungaram das suas esperanças, do anseio grande de todo o povo à Independência primeiro, e a seguir sofreram a guerra que dizimou tantos dos nossos irmãos, sem nunca se cansarem de anunciar a Paz, a Justiça e o Amor.
O que elas viveram é para nós um apelo e uma força muito grande, nesta nossa bonita missão de Inhassoro, em que pedimos a Deus que sempre nos ajude a viver com o mesmo Amor servindo a todos os irmãos, especialmente aos que mais precisam de nós”.

Com a celebração da Festa de São Domingos demos por terminada a nossa partilha na comunidade cristã.
Quisemos celebrar uma Eucaristia ainda mais festiva e para isso convidámos as nossas Irmãs Dominicanas de Imaculada Conceição que vivem em Vilankulos, elas que são as nossas irmãs mais próximas…80Kms nos separam!!!
A Eucaristia foi presidida pelo pároco, o nosso amigo e “pai”, Pe. Pio Bono e durante a mesma fizemos um jogral onde envolvemos as Aspirantes e jovens da comunidade.
Depois da missa houve partilha do “maieu”, bebida tradicional feita com farinha de milho, com toda a comunidade.
Fizemos um almoço conjunto com as Irmãs Dominicanas da Imaculada Conceição, o Pe. Pio, a Leiga Catarina e um Seminarista e quatro anciãos da comunidade e dois jovens, como representantes de toda a comunidade.

Para além da partilha na comunidade cristã, fizemos um outro Encontro mais restrito, com os nossos colegas Professores das duas Escolas onde trabalham as Irmãs Blandina, Idalina e Beleza e os Enfermeiros que trabalham com a irmã Fanny.
Todos manifestaram muito interesse e no final perguntavam “o que era preciso para fazer parte dessa família, sem que sejam religiosos”.

Assim foi a vivência do Ano Jubilar na comunidade Ascension Nicol.

Enviamos o nosso abraço de saudação a todas Irmãs

Comunidade Ascension Nicol, Inhassoro