Ao longo da história, o Rosário foi uma verdadeira fonte de graça. Hoje esta fonte continua bem presente no nosso meio, nas famílias, simples dos nossos bairros, e no mundo.
Maria é a Medianeira das graças de Deus. Todos os cristãos podem rezar o Rosário. Esta oração que meio de Maria e, através de Maria, nos veio a Salvação.
A religiosidade popular Mariana identifica Maio e Outubro como meses marianos. Períodos de intensa prática do culto à Virgem Maria. A devoção do mês de Maio, é uma vivência com um percurso diário de Evangelização. Já Outubro, como mês do Rosário, tem uma menor importância na consciência popular.
Outubro tornou-se conhecido entre os cristãos como o mês do Rosário. Para celebrar o culto à Virgem Maria, neste período podemos utilizar a pedagogia do Rosário, como forma concreta de louvor e de veneração a Maria. O Rosário pode ser também oração de intercessão e meditação. Ele tem como centro os mistérios da vida de Cristo. (anúncio da encarnação, nascimento, adolescência, missão na vida pública, paixão, morte, ressurreição e ascensão).
A imagem tradicional da Virgem do Rosário representa Maria com o Menino Jesus num dos braços e, no outro, a coroa do Rosário de São Domingos. Esta imagem significativa mostra como o Rosário é um meio doado pela Virgem, para contemplar Jesus, e, ao meditar em Sua vida amá-lo, segui-lo cada vez mais fielmente.
A devoção ao Rosário, levou um grupo de cristãos do Centro Social 6 de Maio, a viver este mês de Outubro, com empenho e dedicação. Para isso as próprias famílias e, em família ao longo de algumas semanas fizeram o seu próprio terço missionário. Com material muito original, massa macarrão, de diferentes modelos, pintados com as cores dos cinco continentes, missangas e pequenas bolas.
A partilha deste trabalho realizou-se no dia 24, dia Mundial das Missões.
Partilha esta que enriqueceu a todos quantos nesta tarde quiseram fazer parte da oração do terço. Como objectivo deste trabalho esteve presente o implementar nas famílias a devoção do Rosário.
Que Maria nos recorde que todo o cristão está chamado a anunciar o Evangelho com a palavra e a vida por meio da oração do Rosário, tão simples mas ao mesmo tempo tão profunda.
Ir. Maria Adelaide Dias Varanda