No dia 21 de Fevereiro, domingo, foi o dia em que fomos convocadas as duas comunidades de Maputo e Mahotas – Moçambique para celebrar a festa da nossa Fundadora, Beata Ascensão, e para testemunhar a renovação da sua opção de seguimento de Jesus das nossas irmãs juniores mais novas.
Quando procuramos dar sentido aquilo que vivemos, todo adquire um significado diferente, e é o que aconteceu neste dia dedicado a M. Ascensão. O texto enviado a nível congregacional, orientou o nosso estudo e reflexão comunitária. Numa dinâmica de trabalho por grupos, partilhamos o fruto desta reflexão e foram escolhidas alguma palavras-chave de sua personalidade que nos desafiam na caminhada que estamos fazendo, estas são algumas delas: Itinerante, aberta à novidade, firme, contemplativa, missionária, misericordiosa…
A celebração eucarística marcou o ponto mais importante, além de ser pela festa que celebrávamos, também veio a dar mais realce a renovação dos votos das irmãs juniores: Clara, Rafaela, Saquina e Teresa. Confirmar a sua opção de seguimento de Jesus, doando a sua vida aos mais excluídos e vulneráveis, nos enchia de alegria e gratidão.
O convívio, animado e festivo, nos permitiu partilhar a alegria que a todas nos inundava, e que era como a M. Ascensão gostava de ver a suas filhas, alegres, porque estão centradas em Jesus que é a fonte da verdadeira fraternidade.
Assim concluímos o dia, acolhendo como dom esta experiência significativa que vai marcando a nossa caminhada de procura da nossa meta que é Jesus.