E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós. (Jo 1,14)

Dezembro 14, 2014

Queridas Irmãs:

Demos início ao Advento e o Natal se aproxima; novamente a Igreja nos convida a viver a actualidade sempre presente da vinda do Senhor, da presença do Reino de Deus no meio de nós.

 

 “Avizinha-se o Natal! São muitos os sinais, os gestos, as palavras e as vozes que nos falam de Natal. Ao celebrarmos os cinquenta anos das nossas Irmãs Mártires, e o Ano da Vida Consagrada, convido a todas as Irmãs a viver este Natal, em espírito de Missão Jubilar.

Celebramos o nascimento de Cristo, Deus infinito que Se fez um de nós, assumindo todas as vicissitudes dos seres humanos. Nasceu numa gruta da periferia de Belém, Maria e José não conseguiram encontrar uma casa na cidade para os acolher!.

O presente clima social não sugere muito «Boas Festas». Escasseiam empregos e bens materiais! Esta presença do Deus Menino entre nós, humilde e simples, ajuda-nos a contemplar a vida dos homens e das mulheres do nosso tempo, marcados por situações de trevas e perante as quais não podemos calar: é a instabilidade da sociedade que afeta gravemente a dignidade de vida de milhares de famílias que lutam pelo bem-estar dos seus filhos. É precisamente aí que o Menino Jesus, quer nascer.

Só quem oferece Natal aos outros pode ter Natal para si. Que os gestos de entreajuda, solidariedade e partilha se multipliquem. A autêntica alegria das Boas Festas está na dádiva desinteressada e generosa.

Acolhamos a mensagem deste tempo Santo empenhando-nos nele e faremos, talvez, a experiência de uma alegria, que sendo humana, não se reduz a nenhuma realidade deste mundo.  «Bom Natal.»  «Santo Natal».

 

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO 2015!

Abraça-vos com carinho

Irmã Adelaide Varanda