37º Encontro do Grupo LEA

Novembro 30, 2013

No dia 16 de Novembro do ano em curso, teve lugar o 37º Encontro do Grupo LEA – Leigos em Ascensão –  em Lisboa, na casa da Amélia e do Fernando.

Este Encontro foi muito bom, participaram dois novos elementos e o ambiente de amizade e de família foi uma das grandes notas positivas. Tanto foi assim, que toda a gente sentiu que o tempo tinha sido demasiado curto para se refletir e partilhar o que nos ia na alma.

Depois desse Encontro várias Pessoas cruzaram mensagens, que expressam um pouco o que foi o Encontro e o bom ambiente do Grupo.

O envio dum power-point, feito pela Ir. Trindade, sobre Mons. Zubieta, por ocasião da sua Festa, desencadeou, também, essas comunicações

Segue-se uma síntese das mesmas:

{phocagallery view=category|categoryid=19|limitstart=0|limitcount=0} 

 

Olá a todos(as)!
 
Obrigada Irmã pela lembrança e envio da apresentação! 
Do encontro de sábado penso que o tempo foi demasiado curto para os temas propostos que davam para uns três encontros pelo menos…só a reflexão sobre o filme dava para um retiro inteiro 🙂 achava interessante explorar a analogia entre a opção de vida do personagem e a opção de vida dos missionários por exemplo. E esta é apenas uma das perspetivas dentre as dezenas sob as quais o filme poderá ser analisado…
Mas foi muito muito bom, o reencontro, a partilha, o convívio a que a Família LEA já nos habituou… Muito obrigada à Amélia e ao Fernando que nos fizeram sentir em casa 🙂
Relativamente à minha participação e à da Manuela (ex-voluntária de Timor) nas Jornadas da Família Dominicana no fim de semana anterior, em Fátima, devo dizer que foi uma honra para mim ter participado a convite da Irmã Deolinda e uma honra ter representado o grupo LEA. Houve muita curiosidade no final sobre o nosso grupo e pessoas que vieram falar comigo a perguntar sobre ele. Eu própria também fiquei com a sensação que realmente já somos um grupo muito “adulto” – 10 anos de existência e que talvez esteja na hora de nos darmos também mais a conhecer e eventualmente haver maior intercâmbio com outros grupos de leigos dominicanos… aqui fica a sugestão. Sugiro que numa próxima oportunidade possam ir mais membros do grupo assistir a este tipo de Jornadas e  encontros.
Eu e a Manuela falamos em particular da experiência de missão (a da Manuela de 4 anos, a minha como sabem muito curta) e eu também lanço aqui o mote para que nós, enquanto grupo de Leigos ligados às Irmãs, nos envolvamos um pouco mais e dentro das nossas possibilidades, na OBRA das mesmas, sobretudo na associada às missões. Existem necessidades infindáveis que as Irmãs todos os dias tentam colmatar e muitas vezes estamos a falar de uma pequena grande diferença… um euro para nós são 2 cafés, para as missões muitas vezes,  são 10 refeições de uma criança…. acho que podíamos pensar enquanto Grupo e agora que se aproxima o Natal, sobre o que podemos contribuir para as missões. Como vos disse no sábado, a Irmã Mafalda vai regressar a Moçambique pelo dia 16 de Janeiro, por isso até lá temos tempo para pensar em algo… e dentro daquilo que vos falamos que é necessário.
Eu e a Ana comprometemo-nos a fazer um folheto sobre CHIRANGANO e vamos fazê-lo e enviar para que todos possam divulgar os projetos entre os familiares e amigos e conhecidos, mas podem ir desde já pensando sobre como poderão contribuir não é verdade?
Outra questão de que vos queria falar enquanto membro LEA é que a “festa” lá no bairro de despedida do Américo ficou adiada para o próximo domingo (missa das 11h00 no Bº 6 de Maio). Por isso seria simpático que quem pudesse estar presente, estivesse porque afinal de contas o Américo também foi um elemento dos LEA, por sinal muito importante e merece todo o nosso carinho e apoio nesta nova fase de vida que começa. Não acham?
Que tal comprarmos um presente em nome do grupo? Não sei…. deem ideias… o que acha Irmã Deolinda?
 
Um beijinho para todos(as)!
 
Teresa Velosa
 


 

Boa noite!

Concordo, Teresa… O encontro de sábado foi curto para tanta coisa que havia para falar, ver, aprender…

Um fim de semana não chegaria, diria eu!

Também quero agradecer aos donos da casa. Foram incansáveis e receberam-nos tão, mas tão bem! OBRIGADA à Amélia, ao Fernando e aos filhos.

Concordo também com o facto de podermos ajudar. Realmente, o que para nós não é nada (dois cafés, como dizes), é tanto para alguém! Ainda falaremos mais sobre isto, de maneira a fazer chegar a contribuição à Irmã Mafalda.

Sobre a despedida do Américo, acho mesmo boa ideia a oferta de algo simbólico em nome dos LEA. Temos fundo para isso e penso que o importante é o gesto e não o valor. Um livro, talvez. Algo que o fizesse recordar o grupo. Ou até uma simples fotografia do tempo em que ele estava connosco…

Quanto ao 10º aniversário do grupo, aproveito para propor a sua comemoração. A ideia surgiu na nossa viagem de regresso ao Porto. Se fosse possível, poderíamos adiar o encontro já marcado (18.01.2014) para uma data mais próxima do dia em que o grupo celebra 10 anos sobre a data do 1º encontro, em Lisboa.

Um beijinho enorme para todos.

Irmã Deolinda, obrigada pelo envio do ppt.

Fátima

 

P.S. Rita e Sílvio, mais uma vez os meus PARABÉNS pela Aurora! Uma obra de arte perfeita e magnífica! Guardaram a fórmula? É favor fazê-la chegar ao Porto! Não há planos nesse sentido, juro!!!!… Mas, se acontecer, quero certificar-me de que tenho o pó mágico para polvilhar o rebento!!!!!!!

 

 


 

Bom dia,

Foi com pena ,e com o coração dividido , que não estive presente  apesar de o meu pensamento ter estado convosco…concordo com a Teresa e com a Fátima…devemos oferecer algo ao Américo. Todos os elementos dos LEA são importantes mas a presença dele foi sempre importante…”alegria” do Grupo. Quanto a fotos acho que devo ter guardadas no pc algumas…
Novidades, este ano mudaram me de escola, infelizmente…saí de Gaia para Argoncilhe e Porto,  dois agrupamentos , 8 escolas e 11h…estou a dar aulas de EMRC ao 1 ciclo e 2/3 ciclos no Porto… espero mesmo estar presente no próximo encontro…
Beijinhos a todos…

XANA

 


 

Bom Dia a todos(as)!

Obrigado Irmã Deolinda pela partilha do power-point, sobre Mons. Ramón Zubieta, neste dia tão especial para a Congregação das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário. Que Ele e a Beata Ascensão intercedam por todos nós!  

Também quero também agradecer aos donos da casa, à Amélia e ao Fernando, a forma amiga e generosa como nos receberam. Foram incansáveis. O nosso Bem-Hajam!

Quanto à nossa partilha para Moçambique, eu já estou a fazer campanha em Santa Iria para um dos  projetos das Irmãs: tentar terminar a Capela de Icídua,  pois é muito urgente completar o telhado e reboco, para não se estragarem com a chuva, os barrotes de madeira que colocaram no telhado.  Uma pequena ajuda, com um custo de um café, como dizia a Teresa,  para estes Cristão, pode ajudar a sentir o sentido de uma “Aldeia Global” também na solidariedade e no Amor.

Os Cristão, apesar da Igreja estar inacabada,  é já lá  que fazem as celebrações aos Domingos. A Lurdes já fez uma toalha de linho e renda, para a inauguração da Capela.

Quanto à lembrança para o Américo, acho muito bem, embora uma lembrança simbólica, porque o fundo do Grupo, neste momento está muito reduzido! Talvez um livro, como sugeria a Fátima.

Um Abraço para todos.

Tó Costa

 


 

 

Depois de tantas respostas, já não há nada de novo a dizer, a não ser reforçar os agradecimentos à Amélia e ao Fernando, que tão bem nos receberam. Claro que também não posso deixar de referir a alegria de conhecer o mais novo elemento do grupo, a belíssima Aurora, que encantou tudo e todos. 

Concordo com o presente para o Américo e espero que não se esqueçam de lhe dar um forte abraço por nós, aqui do Porto, pois não podemos estar presentes. Faremos tudo para angariar fundos para os projetos de Moçambique. Bjs

Ana Miranda

 


 

Espero que se encontrem todos de saúde e boa disposição.

 Peço aceitem o meu pedido de desculpa por não ter podido responder antes, ainda assim, não queria deixar de reforçar o agradecimento à Amélia, ao Fernando e filhos por nos terem recebido tão BEM.

 Felicitações pela celebração do dia do Fundador Mons. Zubieta, que tornou possível, sem imaginar, a origem do Grupo LEA. Muito OBRIGADA, Ir. Deolinda, pela partilha do power point.

 As boas vindas à Aurora, à Gabriela e ao André. Parabéns à Rita e ao Sílvio pelo maravilhoso rebento e muita força e energia para a conseguirem acompanhar!

 Concordo com a Teresa quanto ao aprofundarmos a reflexão sobre o filme, onde as voluntárias poderão mostrar mais das suas experiências. 

Com um beijinho grande e amigo,

Ana Margarida