banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

“O Caminho que é Nosso”!

“O Caminho que é Nosso”! Apetece-me acrescentar: “O Caminho que é Nosso e (também) do 6 de Maio”. Na verdade nem a Equipa d´África era exatamente o que é, sem o Centro Social 6 de Maio, nem este era o que é, sem a Equipa d ´África”. Haverá exagero? Vejamos:

Dos 20 anos de história que agora se celebram e que são motivo de muita alegria e de festiva ação de graças, 18 anos, ou no mínimo 17, o Centro Social teve a sorte e a alegria de  acolher a Equipa d ´África, durante um fim de semana, além da ação de muitos Voluntários/as que, despertos por esses dias aqui passados, se ofereciam para colaborar. Fomos, ainda, bastantes vezes, chamadas a ir falar dos Bairros, ou de realidades de interesse para os Jovens, o que era sempre motivo de alegria e de reencontro.

Beneficiamos de muita ajuda, alegria, criatividade, e entusiasmo jovem.

Deixam muitas saudades as celebrações da eucaristia dominical, que animavam com vários instrumentos musicais, belos cânticos, cartazes, gestos simbólicos e ...

De tal maneira a população dos Bairros desejava e esperava esse fim de semana, que meses antes da sua vinda, já começavam a perguntar se nesse ano não vinham. É que a hospitalidade, a festa, a música, o convívio com o Bairro, assim como o lanche que as famílias que os acolhiam preparavam, deixavam “marcas” lindas que não se apagam.

Como era bonito, também, ver as crianças, em ambiente de festa, que participavam nos Jogos, preparados e orientados pelos jovens, a percorrer, também, com eles, as ruelas estreitas e labirínticas dos Bairros.

Falando mais da minha experiência pessoal, sinto-me com sorte o ter podido acompanhar e testemunhar como a Equipa d ´África foi evoluindo, e/ou retrocedendo, ao longo destes anos, na sua forma de se organizar, no seu número, nas suas expressões, contacto com as pessoas dos Bairros, nas lideranças…Também era notório e compensador ver, cada ano, como cada Grupo, em geral, chegava aqui ao Centro Social, visivelmente  admirado, tímido, pouco expressivo, até porque também ainda pouco se conheciam entre si - exceto os que tinham participado nos anos anteriores -, e como no final era visível  a alegria, as amizades criadas durante esses dias, os abraços e despedidas intermináveis do final…

Não posso, ainda, deixar de mencionar como nós também beneficiamos do carinho e  amizade de alguns dos Sacerdotes Assistentes da Equipa, que vinham ao Centro, sobretudo para Celebrar a Eucaristia do Domingo.

Muitas vezes dizia e muitas mais pensava, que era e é admirável e exemplar como a Equipa, constituída só por Jovens e para Jovens, conseguia organizar-se e funcionar tão bem…E a prova está à vista…Já são 20 anos! E os frutos são bons, concretos e abundantes! PARABÉNS! Parabéns, Pedro Salgueiro, Parabéns Jovens que a integraram, Parabéns aos Responsáveis, Parabéns pela Missão tornada vida, Parabéns pelos 20 anos…

E, ainda, um grande OBRIGADO por terem escolhido o Centro Social 6 de Maio para fazer parte de vós, e…FELICIDADES para o futuro.

Ir. Deolinda Rodrigues
Centro Social 6 de Maio
Missionárias Dominicanas do Rosário

 

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Colégio Flori
Exposição missionária
Festa padroeiro
Capítulo
Fundadores
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique