banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Festa 2017

O Senhor Cardeal Patriarca, Sr. D. Manuel Clemente, presidiu à Eucaristia da Festa do Centro e do Bairro 6 de Maio, no passado dia 2 de julho. Este ano esta tinha um significado muito especial, pois era a 25ª Festa em honra do Padroeiro, S. Domingos de Gusmão, e da celebração da independência de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe, e ocorreu num momento em que o Bairro 6 de Maio, se encontra numa situação muito avançada de demolição/realojamento e inundado de tráfico e consumos de estupefacientes.

A presença amiga, simples, próxima e cheia de simpatia do Sr. Cardeal, para não falar da conhecida sabedoria e oportunidade da sua reflexão e partilha, “marcaram” positivamente a nossa Festa e foram muitas as pessoas que o afirmaram e repetiram. Obrigado, Senhor Patriarca!

É, ainda, de salientar muitas outras presenças e aspetos que deram “um não sei quê” de alegria especial a esta Festa: a presença de muitos Amigos, Colaboradores, Voluntários, de pessoas ex-residentes destes “nossos” Bairros, a presença dos Representantes da Embaixada de Cabo Verde, do Alto Comissário para as Migrações, da Câmara Municipal da Amadora e da Junta de Freguesia da Falagueira/Venda Nova; os cânticos, nos diferentes momentos da Eucaristia, a cargo dos Jovens de Shoenstatt/6 de Maio, Capelania Africana, Equipa d ´África e GASNova; o realce festivo, ao estilo africano, dado ao cortejo de entrada para a Celebração,  à Entronização da Palavra, ao Ofertório, ao suspense para se conhecer os novos Juízes da Festa do próximo ano, e à Consagração a Nossa Senhora, unindo-nos, assim, à celebração dos 100 anos das Aparições de Fátima, momento em que também se distribuíram os Terços que o Santuário de Fátima nos ofereceu, precisamente para esta FESTA e que muito agradecemos; a abundante e magnífica partilha para que o almoço fosse mesmo de festa e com forte sabor intercultural; a tarde cheia de dança, de grupos, de música. Foi, verdadeiramente, um “dia cheio”, um dia de festa.

Ir. Deolinda Rodrigues

 

Fotogalerias

Casa Provincial
Exposição missionária
Festa padroeiro
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Porto
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique