banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Memória dia 23 de maio 2016

“O Senhor nos dará o seu Espírito Santo, não temais abri o coração, Derramará o todo seu amor.”


Hoje dia 23 de maio, iniciamos a semana apresentando ao Senhor tudo o que vamos a viver nela. Este dia de retiro quisemos que fosse um dia de silêncio, de escuta, de paz, tranquilidade e sossego. Nos dias passados tivemos “muito ruído”, as nossas mentes estiveram muito ocupadas e preocupadas. Ontem foi dia de descanso e o agradecemos.

Fomos convidadas a encontrar-nos conosco mesmas, com Deus e escutar a voz do Espírito. Necessitamos pedir-lhe que nos envie os seus dons, o seu Espírito para poder ser fieis a suas inspirações, que nos dê a sabedoria para atuar segundo o querer de Deus e fazer a sua vontade.

Cantamos uma canção invocando a presença do Espírito Santo sobre todas as irmãs Capitulares. Escutamos a sua Palavra e em profundo silêncio, começamos a deixar-nos levar por sua vontade.

Na sala capitular, a nossa irmã Zully nos convidou a reler as contribuições e reflexões do nosso irmão Frei Javier Carballo (memórias do 2º y 3º dia), por sua vez el dia foi iluminado pelos seguintes textos:

  • I Cor. 12.1-11
  • Gálatas 3,27-28

 

Seguidamente, deixamo-nos interpelar pelo filme “Cheia de Graça”, deixando todo o dia para a reflexão, interiorização e discernimento.

Terminamos o dia com a oração de Vésperas na qual se retomou o significado que o governo não é o que exercita um grupo líder, senão, é o exercício de responsabilidade de cada uma; porque todas participamos da autoridade em distintos graus… O governo é como o fio condutor que vai da contemplação à missão, e da missão à contemplação.

Nos encontramos em Deus com um coração agradecido, nos deixamos contemplar desde esse primeiro olhar, que nos convidou a deixar tudo… Ele nos oferece o seu Espírito, que hoje nos fala em diversas línguas, culturas, povos… Somos dom, umas para as outras; e a vivência da unidade e a diversidade de dons é oferta para a Igreja. Que como Maria deixemos transparecer a confiança de Deus posta em nós.

Partilhamos a vivência do dia aos pares, as quais espontaneamente puseram em comum a sua reflexão. Concluimos cantando a Salvé.

 

 

 

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique