banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Memória dia 19 de maio 2016

Iniciamos a manhã com a oração de Laudes celebrando o dia de Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote. A leitura de Lucas 22, 14-20 recorda-nos que o sacerdócio de Jesus continua presente no meio da Igreja: o dom da sua vida por seus discípulos continua vivo naqueles/as que junto com Ele somos chamadas a fazer o mesmo.

Na sala o grupo de animação convida-nos a cantar: “viva a gente... haveria menos gente difícil e mais gente com coração.”

Leram-se as comunicações e saudações de comunidades, irmãs, e das crianças do Colégio de Lurdes de Porto Rico. Todos e todas nos animam e agradecem as informações que vão recebendo cada dia.

Seguidamente Marisa Moresco, introduziu-nos no trabalho sobre economia, explicando junto com a Irmã Araceli, em palavras mais simples, para melhor entendermos a linguagem económica, usando os PowerPoints que nos havia apresentado dias antes, Javier Poveda, o economista que nos está assessorando. Terminada a apresentação se deram as indicações do trabalho que realizará cada grupo, identificando donde estamos (ponto de partida) e até onde queremos ir (ponto de chegada).

Pela tarde continuamos o trabalho, com a presença de Javier Poveda, a quem cada grupo expôs as suas conclusões e ele respondeu aos interrogantes e aclarações que se lhe solicitou. A jornada foi extensa e dialogou-se bastante para ir esclarecendo-nos em como vamos a enfocar e definir este tema.

Finalmente, Javier nos projetou um PowerPoint, onde mostrava as diferentes atitudes que vivemos ante um processo de câmbio e fomos convidadas a identificar-nos como estamos no termómetro. Ficamos com essa reflexão, demos por concluído o trabalho do dia.

Escala de aceitação da mudança


- Sabotagem: oposição dissimulada

- Greve: disto, me declaro em greve

- Protesto: expressar com veemência a sua queixa ou desconformidade

- Apatia: inércia, indolência, falta de vigor ou de energia

- Indiferença: estado de ânimo em que não se sente nem inclinação nem repugnância

- Aceitação: receber voluntariamente ou sem oposição o encargo

- Apoio: favorecer, patrocinar, ajudar

- Cooperação: atuar juntamente com outros para a consecução do fim do comum

- A plena identificação: fazer que duas coisas ou mais em realidades distintas apareçam e se considerem como uma mesma.

 

 

 

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique