banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Memória dia 18 de maio 2016

SEMEADORAS DE ESPERANÇA

Senhor, quando nos mandas semear, desbordam as nossas mãos de riqueza.

Tua Palavra nos enche de alegria quando a escutamos em terra aberta.

Senhor, quando mandas semear, sentimos na alma a pobreza.

Lançamos a semente que nos deste e esperamos com incerteza a colheita.

E nos parece que é perder tempo este semear em insegura espera.

E nos parece que é pouco grão para a imensidão da nossa terra.

E nos aplasta a desproporção do teu mandato frente às nossas forças.

Mas a fé faz-nos compreender que estás ao nosso lado neste trabalho.

E avançamos semeando pela noite e pela névoa matinal, profetas pobres,

mas confiadas de que Tu estás ao nosso lado nesta missão.

Glória a ti, Pai bom, que nos deste teu Verbo, semente verdadeira

 e que, pela graça do Espírito, a semeias conosco na tua Igreja.

Com este salmo que recitamos na oração de Laudes e a leitura da carta de Tiago 5,7: “Tenham paciência, irmãos, até que chegue o Senhor. Mirem como o semeador espera o fruto precioso da terra, aguardando pacientemente até que caiam as chuvas do outono e da primavera”, nos convida a assumir as atitudes de Jesus sendo semeadoras do seu Reino, com esperança, fé e paciência. É nossa responsabilidade, como representantes da Congregação neste Capítulo, preparar as sementes, com muito cuidado, delicadeza e amor, para que sejam semeadoras nos lugares donde mais se necessitem.

Posteriormente na sala, demos início ao trabalho deste dia lendo as mensagens recebidas das comunidades.

De seguida, passámos ao plenário do trabalho realizado ontem pelo los diferentes grupos em relação aos três grandes Eixos: Revitalização do Carisma, Criatividade Missionária e Inovação Estrutural. Trabalho que se seguirá enriquecendo com a metodologia de rotação: todas as áreas são revistas e trabalhadas por todos os grupos de forma rotativa, acrescentando, suprimindo ou completando o que o grupo anterior havia realizado.

Fez-se a revisão do rascunho do trabalho sobre a Formação Inicial, centrando-nos no Ponto de Partida (donde estamos) e no ponto de chegada (onde queremos chegar). Fizeram-se algumas sugestões para incorporar no documento.

Finalmente se deram as indicações para o trabalho rotativo dos grupos no primeiro momento da tarde.

Depois de um descanso, procedemos ao plenário, onde nos vamos dando conta do enriquecedor que é todos os grupos estarem envolvidos nos três grandes Eixos.

Terminamos o dia de trabalho celebrando a Eucaristia, presidida pelo Pe. Anastasio Gil, Director Nacional das Obras Missionárias Pontifícias de Espanha, que em nossa honra, celebrou uma Eucaristia Missionária, ressaltando a importância que tem para a Igreja e para o mundo a presença de tantos/as missionários/as em todos os cantos do planeta, especialmente naquelas situações de maior pobreza.

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique