banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Resenha do dia 14 de maio 2016

ANIVERSÁRIO BEATIFICAÇÃO DA MADRE ASCENSION NICOL

No dia 14 de maio, dia memorável para as Missionárias Dominicanas do Rosário, na oração fizemos uma menção especial a este acontecimento da beatificação de nossa Madre Ascensão Nicol Goñi. Em atitude de agradecimento ressaltamos os valores que caracterizaram a nossa Madre fundadora. 

Iniciamos a sessão na sala capitular com o canto “Um Ideal”.

Projetou-se um Power Point elaborado pela nossa Irmã Nieves Escanciano, no marco do 11º aniversário da beatificação da nossa Madre Fundadora, ressaltando as suas virtudes e a herança que deixa à congregação desse espírito missionário e empreendedor que a caraterizou.

A irmã Estíbaliz presentou-nos o tema de hoje: Plano Geral de Formação Inicial.

O Plano de Formação da Congregação, muda o esquema com respeito ao Plano anterior: a estrutura por Etapas aponta a mais um desenvolvimento lineal da formação, e a nossa vida a vivemos no processo, com descidas e subidas; por isso se propõe o acompanhamento como algo em espiral.

O processo nos fala mais de humanização, crescimento na fé desde o encontro com o Senhor e com os irmãos, por isso, neste modelo, já não cabe a palavra “formadora”, senão “acompanhante”, e a comunidade seria casa de acompanhamento.

Durante a manhã tivemos um primeiro momento de intercâmbio e apreciações a respeito do Plano de Formação; para logo passar a um trabalho mais grupal seguindo as indicações que nos dão a equipa responsável de animar este dia.

Pela tarde nos reunimos para realizar o plenário e posta em comum do conversado e aprofundado, apontando por sua vez expectativas e sugestões.

Finalizamos o dia com a Eucaristia, presidida por Frei José Parra O.P. e acompanhadas pelas Irmãs das comunidades de Madrid, celebrando a vigília de Pentecostes ao mesmo tempo que seguimos tendo presente a Madre Ascensión Nicol no aniversário da sua beatificação.

Retomaremos o trabalho na segunda-feira, depois de um merecido descanso.

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique