banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Resenha do dia 10 de Maio

Oração: No marco do tema sobre a economia em função da missão, nos iluminou a leitura do dia: Jn. 11: “Sim, tudo o meu é teu e tudo o teu é meu”. Traduzido na perspetiva do bem comum e a missão “tudo é de  vós e tudo o vosso é meu...”.

Leitura das comunicações das irmãs e das comunidades de todos os cantos do mundo, dando-nos ânimo, carinho e agradecendo as informações que vão chegando.

Antes de iniciar o trabalho invocamos a presença do Espírito que nos guia e fortalece “....O Espírito vem em ajuda da nossa debilidade. Pois nós não sabemos como pedir para pedir como convém; mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis, e o que escruta os corações conhece qual é a aspiração do Espírito, e que sua intercessão a favor dos santos é segundo Deus...”(Rm 8, 26-28)

Javier Poveda fez um percurso do dia de ontem. Faz uma foto de donde estamos e o importante que é pensar e abrir um leque de critérios que há que ter. Num primeiro momento escutamo-nos e recolhemos as diferentes opiniões das irmãs como reação ao trabalho do dia anterior:

Projeção de um pequeno video: O Baile Irlandês (baile sincronizado): Nos convidou a observar o vídeo que como moral nos deixou: Que no conjunto cada um está no seu sitio, não se pisam, o bonito é que vão ao mesmo ritmo; quando se vai o bailarino principal, o baile não perde beleza, nem há perda de ritmo.

Seguidamente, Javier nos apresentou o resultado do estudo atual que permite estimar a situação estatística dos membros da Congregação, por continentes. Dados que servirão para tomar decisões. Depois desta apresentação, que em muitos casos já foi partilhada na Províncias e Comunidades, algumas irmãs expressaram os sentimentos que lhes suscitou.

Nos recorda novamente que o sentido de ver os dados, é para ajudar-nos a uma maior consciência e saber em que aspetos seria bom pensar e discernir, para organizar melhor o futuro próximo em fidelidade ao carisma e a missão.

Através de um trabalho em grupo e uma posterior posta em comum, fizemos uma primeira aproximação a discernir critérios e aspetos a priorizar nos diferentes âmbitos relacionados com a economia (laboral, formativo, contabilidade/tributário, orçamental, financeiro, organizativo, coordenação). Constatamos com alegria e esperança as coincidências ao assinalar as diferentes dimensões que mais à frente se vão aprofundar e definir no Capítulo.

Finalizamos com uma oração convidando-nos a fazer eco da reflexão que nos partilhou Javier e com o Vídeo: “vinho novo em odres novos, uma produção de nossas irmãs da província de Portugal e de Jacqueline Sothers, autora do texto.

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique