banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Resenha do Terceiro dia - 07 de maio

Iniciamos com a oração da manhã meditando sobre a atitude espiritual como aprendizagem para nascer de novo. Já na sala capitular fez-se a leitura das mensagens de irmãs e comunidades, felicitamos as nossas Irmãs da Província Rainha da China pelo seu aniversário e continuamos celebrando a receção de ofertas que vêm dos diferentes países.

Iniciamos o trabalho dando continuidade ao tratado no dia anterior. Num primeiro momento Frei Javier Carballo complementou o exposto, desde uma visão do Governo à luz das Virtudes morais numa perspetiva espiritual (na memória do dia podemos ler o desenvolvimento da sua exposição).

Ressaltou as virtudes morais como aquelas que podem revitalizar e orientar o exercício do governo dominicano, destacando o valor da pessoa e a sua formação moral como condição que faça possível o seu compromisso e que possibilite a construção da comunidade.

Passámos à apresentação do trabalho de grupos realizado no dia anterior. Todos presentaram as suas conclusões, assinalando desafios e propostas que giraram em torno à missão, à formação e ao governo.

Depois da partilha, o Frei Javier propôs-nos algumas sugestões que lhe suscitaram enfatizando:

  • a urgência de desatacar as prioridades apostólicas missionárias,
  • as urgências que há que atender na congregação como a formação, a promoção vocacional, as nossas irmãs maiores, a formação permanente,
  • o valor da qualidade de vida comunitária e a missão,
  • a formação no contexto dominicano

 

Concluímos o trabalho da manhã com a Eucaristia. As irmãs, no período da tarde, nos tomamos um merecido descanso, para retomar o trabalho na segunda-feira, à hora programada.

 

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique