banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

A Minha experiência dos três anos de missão nos Camarões

Foi no dia 21 de Dezembro de 2012 que saí de Moçambique rumo aos Camarões. Eram 23 horas no local quando eu cheguei no aeroporto internacional de Douala, capital económica dos Camarões. No dia seguinte, isto é, pelas 16 horas cheguei a Ouest Bafoussam,  Bandjoun,  Semto, lugar da minha primeira missão.

Dizer que no começo não foi fácil como acontece em cada passo que damos na vida. Os nossos fundadores é que nos animam nas primeiras experiências. Tudo tem o seu tempo como diz Coelet.

Nestes três anos trabalhei na farmácia, fazendo encomendas e compras de medicamentos, registar e distribuir nos diferentes serviços do centro de saúde. Trabalhei como responsável do centro de saúde de Semto. Na paróquia de Nossa Senhora do sagrado coração de Semto a minha pastoral foi o trabalho com os jovens; organizar as atividades dos jovens do ano pastoral, acompanhar no seu desenvolvimento, programar as atividades de férias e pô-las em práticas juntos e dar curso bíblico aos jovens.

A outra pastoral foram as visitas constantes nas famílias da zona e nas  Famílias dos jovens com quem trabalhava e a participação nas diferentes cerimónias da zona. Isto me permitiu conhecer um pouco a cultura e tradições dos Bamilikés. Em geral tudo me ajudou a aprender um pouco mais o francês.

Participei também nas campanhas vocacionais organizadas pelo douaenné, isto é um conjunto de 12 paróquias e nas diferentes celebrações da diocese e do ano da vida consagrada.

A assembleia e as aulas de português dadas as postulantes e algumas irmãs de Kinshasa, me permitiram conhecer as irmãs da minha Província de S. Martinho de Porres.

A outra experiência foi de acompanhar o encerramento da comunidade onde eu estava Nossa Senhora da Paz. Não foi fácil porque estava sozinha como irmã e com os jovens com quem trabalhava.

Estou feliz por esta experiência porque senti a presença e a mão de Deus, a presença dos nossos fundadores, irmãs, amigas/os , família na minha vida.

Obrigada Senhor! Merci Seigneur! Bem hajam irmãs, amigas/os, família e jovens pelas vossas orações! Que o Senhor vos abençoe! 

Ir. Inês Raimundo! 

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique