banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Testemunhos sobre a irmã Amelia Martínez Etayo, ao celebrar 100 anos de vida.

Conheci a Irmã Amélia em Março de 1950, era o ano em que fui para as missões do Peru.

Na comunidade de Maldonado (selva amazónica) acolheu-me com a simplicidade e a enorme alegria que sempre a caracterizou. Encontrei em Amélia uma irmã muito próxima de todos e bem integrada nas exigências de uma casa pobre, inserta na emaranhada selva amazónica; por essa altura a cidade de Maldonado ainda não tinha água canalizada, esgotos, luz elétrica, vias de comunicação etc.

 

Em poucos dias vi em Amélia uma mulher curtida na arte de ser pão repartido – como agora se diz – para todos aqueles que se aproximavam da casa Missão. Vislumbrei nela os valores que adornavam a sua rica personalidade, vivida na simplicidade de uma vida silenciosa, entregada a Deus e às crianças e adolescentes das várias etnias da região.

Mulher de oração, serviço, disponibilidade, trabalho duro, ternura maternal e muito alegre como Missionária Dominicana.

Hoje celebramos 100 anos da sua vida, dos quais 46 dedicou na vanguarda do Carisma da Congregação, entregou-os nesse imensurável lugar da selva. Agradeçamos ao Senhor esta vida de entrega e doação de todo o seu ser e amor, a Deus e à mulher e crianças da selva.

 

Obrigado Senhor por esta vida!

Pura González

Comunidade de Ica - Peru

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique