banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Moçambique: Experiência de missão com a mulher

O acompanhamento dos grupos de mulheres com as quais partilhamos a nossa vida é uma aventura.

 

Passamos por muitas experiências, umas gratificantes, outras desafiantes. Atravessamos caminhos que nos orientam uns, ao cume, e, outros a desfiladeiros. Há temporadas com predomínio da produtividade em iniciativas, e, há outras em que predomina a serenidade do discernimento e da reflexão. Entretanto caminhamos sempre atentas à missão, para não perder a matriz carismática que dá sentido à nossa evangelização: “o desenvolvimento integral da pessoa”.

Incluído neste processo progressivo estamos implementando um programa de animação de grupos de “Economia e Fundo Rotativo” que há alguns anos se vai consolidando e dando resposta a uma das necessidades sentidas e expressadas pelas mulheres que acompanhamos.

Consiste em proporcionar às participantes do programa recursos económicos para que possam empreender algum negócio produtor de benefícios. É evidente que não exista nenhuma outra instituição que lhes ofereça esta oportunidade de acordo com as suas poucas possibilidades financeiras.

A filosofia do programa consiste em promover a autogestão, cada grupo funciona com plena autonomia e ao mesmo tempo incentiva-se a solidariedade entre os grupos. Existem normas e compromissos muito concretos que devem ser assumidos com responsabilidade, pois, caso contrário, o fracasso seria frustrante para todas as mulheres.

Ao começo proporciona-se um determinado capital para fundo do grupo que aumenta progressivamente com a poupança de cada uma das participantes. Este fundo é a base para o crédito dos empréstimos solicitados, os quais devem ser restituídos no tempo previamente estabelecido, acrescido do respetivo juro concertado no início da constituição do grupo. Os juros acumulados revertem, no fim de cada ano, em benefício de cada uma das mulheres.

Mediante testemunhos das próprias mulheres sentimos que a autoestima e a consciência do valor da dignidade de ser mulher, necessitam de passar por experiencias concretas e palpáveis, nós estamos seguras de que esta é uma delas. 

Mas a verdade é que esta experiência só se torna possível com os gestos de solidariedade de outros grupos de mulheres, abertas e sensíveis, testemunhas vivas de que outro mundo é possível, outras mulheres portadoras e comunicadoras de dignidade e fraternidade.

 Comunidades das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário - Moçambique

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique