banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Assembleia Geral da Congregação - Madrid

Saudação da Irmã Coordenadora Geral

Muito queridas Irmãs: Bem-vindas uma vez mais!

Iniciámos a nossa Assembleia com a celebração da Eucaristia, invocando a assistência do Espírito do Senhor e apresentando a Deus Pai, por intercessão dos nossos Padres Fundadores, as nossas aspirações e petições. Estamos convidadas a realizar o trabalho proposto, fazendo com que tudo possa ser um espaço propício de escuta ao que o Espírito nos vá inspirando. 

 

A nível congregacional reunimo-nos Irmãs de diferentes províncias, países, línguas e culturas, unidas no mesmo ideal de seguimento a Jesus, segundo o carisma que nos legaram  os nossos Fundadores e que, tantas Irmãs que nos precederam, viveram com grande fidelidade.

O objetivo geral deste Encontro, como bem conheceis, é partilhar e avaliar os processos de reestruturação que vivemos desde o Capítulo Geral de 2011, para os seguir implementando, implicando-nos todas, afetiva e efetivamente, para conseguir, hoje, uma melhor resposta à Missão, neste tempo de mudança, que nos toca viver.

O nosso Papa Francisco indica-nos na sua Exortação Apostólica Evangelii Guadium,  a Alegria do Evangelho, nº 27: " Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à auto preservação. A reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só se pode entender neste sentido: fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária em todas as suas instâncias, seja mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de "saída" e, assim, favoreça a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus  oferece a Sua amizade".

De alguma maneira o indicamos como Objetivo específico: Reforçar o sentido de pertença,  sentir-nos todas envolvidas, abrir horizontes, escutar-nos congregacionalmente.

Que possamos tecer, entre todas, o ambiente fraterno que nos ajude a alcançar o conhecermo-nos cada vez mais e a sentirmo-nos comprometidas ao ver, com claridade e com unidade de critérios, o caminho a percorrer, para conseguir o que se planificou no Capítulo de 2011.

Esperamos que a nossa sala capitular, com o novo mobiliário e a ambientação atualizada, nos permita maior comodidade e nos anime a trabalhar com ânimo renovado.

Madrid, 5 de maio de 2014

Ir. Dominga Garro

Fotogalerias

Casa Provincial
Exposição missionária
Festa padroeiro
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Porto
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique