banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

PINTAR A SUA CONSULTA “COLOR ESPERANZA


Penso que nenhuma de nós esquecerá o dia que pintamos a sala de consulta dos meninos no Centro de Saúde de Moçambique.

Formamos una equipa pequena, a equipa de cinco mulheres: Bea, Delfina, Odete Fátima e eu, que pelo milagre do trabalho em equipa convertemo-nos em todo um “exército de pintoras”, cujas armas consistiram em seis latas de pintura, uns quantos pinceis e muitíssima ilusão.

 

Cinco mulheres de quatro nacionalidades diferentes: moçambicana, chilena, timorense e espanhola que falamos uma só língua, o idioma do carinho e da solidariedade com nossa gente mais pequena.

Quisemos por um pouco de cor na consulta, mas não de qualquer cor, senão um muito especial a cor da esperança (como disse o título da famosa canção). 
Sem provas nem ensaios prévios, pusemos- nas mãos à obra com a completa seguridade de que ia a sair algo muito belo. Não poderia ser de outra maneira porque a ilusão era tanta que punha alas nas nossas mãos.

Um elefante, uma girafa, um macaco, um leão, um crocodilo e um hipopótamo foram as nossas personagens escolhidas para dar vida e alegria a esta sala na que tantos miúdos são atendidos diariamente.

E assim, depois de dez horas de trabalho, uma selva cheia de vida  e de sorrisas apareceu nas paredes da sala.

Dez horas que nos deixaram estafadas mas também nos deixaram a satisfação e o sabor especial das coisas feitas por pura gratuidade. 

Raquel Gil (Missionaria Dominicana em Moçambique)

 

Fotogalerias

Casa Provincial
Exposição missionária
Festa padroeiro
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Porto
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique