banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Resumo do encontro Nº 48 - GRUPO LEA

No dia 11 de março do ano em curso, teve lugar em Fátima, o 48º. Encontro do GRUPO LEIGOS EM ASCENSÃO.

Conforme anteriormente planificado, este foi um Encontro diferente dos habituais, pois foi vivido, quase todo ele, na zona dos Valinhos e de Aljustrel, com o propósito de nos inserirmos nas celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, em Fátima. De manhã fizemos a Via-Sacra percorrendo o caminho próprio. Estivemos sempre muito acompanhadas, pois eram imensos os Grupos – e alguns muito numerosos - que nesse dia também fizeram a Via Sacra.

No que toca ao nosso Grupo, começámos por fazer uma Cruz feita de jornais, por neles se narrar e se descreverem as histórias, a vida, as notícias, muitas vezes dolorosas, da Humanidade dos nossos dias. Num momento de partilha, cada um dos presentes pode também juntar as dores e preocupações das pessoas que nos são mais próximas e queridas, com a esperança e a certeza de que o Senhor Jesus Ressuscitado tudo transformará em vida, em alegria, em Páscoa. Esta Cruz original e que despertou o olhar de muitos, presidiu à nossa oração e caminhada. Cada Estação foi preparada por um dos presentes e também por alguns dos ausentes que enviaram o texto. Foi evidente o cuidado e empenho com que se tinha preparado cada Estação e, sobretudo, foi palpável o espírito de oração e de profundidade com que se rezava e caminhava. Muito BOM, mesmo.

Já se almoçou tarde, num sítio bonito, que parecia estar à nossa espera. Claro que o almoço foi recheado de ótimos e abundantes petiscos. Desta vez, apesar das muitas sobras do almoço, já não houve fome para o lanche.

Depois de termos visitado em Aljustrel as casas dos Pastorinhos e o Poço onde o Anjo apareceu pela segunda vez, regressamos à Cova da Iria e, acabámos por aceitar o convite carinhoso de uma amiga do grupo para nos reunirmos na casa da sua Família em Fátima, o que foi muito bom, pois na rua fazia algum frio e vento.

Comodamente sentados, partilhamos um pouco o que tinha sido o nosso dia até esse momento e todos fomos unânimes de que tinha sido muito bom.

No fim do encontro leu-se a carta que uma leiga da Família Dominicana das Mahotas, Moçambique, enviou para agradecer ao nosso Grupo LEA a ajuda económica e as Dezenas/Terços, acompanhadas de mensagens, que lhes enviamos por ocasião do Encontro da Família Dominicana, para Celebrar o Jubileu da Ordem, que se realizou em Setembro passado, em Inhambane.

O Grupo sugeriu que a melhor maneira de agradecermos à leiga e ao Grupo que ela representa, é cada um, depois de ler melhor a carta, enviar uma frase de agradecimento, ou algum comentário para ser enviado para o grupo em Moçambique.

Fátima, 11 de março de 2017

Ir. Deolinda Rodrigues  

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique