banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Notícias do Grupo LEA (Leigos em Ascensão)

Como o último Encontro do Grupo teve lugar no passado dia 8 de outubro e sendo este mês tão especial para as Missionárias Dominicanas do Rosário, também o é, necessariamente, para o Grupo LEIGOS ENM ASCENSÃO. Partilha-se, por isso, algo do que foi esse Encontro. Além do Resumo do mesmo destaca-se, ainda, a carta que nos foi enviada desde Moçambique, assim como algumas fotos dos dois GRUPOS.

 

RESUMO DO ENCONTRO Nº 46 GRUPO LEA

No dia 8 de outubro de 2016 realizou-se o 46º Encontro do Grupo LEA e participaram os seguintes membros: Cristina, Arminda, Bia, Sr José, Tó, Fernando e Amélia, Xana e Luís, Lena, Ana Miranda, Daniela, Fátima, Ir. Deolinda, Rita e Sílvio, Aurora, a viver um pouco, como é natural, a crise dos ciúmes devido ao nascimento da sua maninha Guiomar, que foi hoje apresentada ao Grupo. Muito boa participação! Em nome do Grupo, deu-se uma “prendinha” à Guiomar e outra, claro, à Aurora…

Também desta vez nos foi cedida a sala nº 43, que tem uma vista privilegiada para a Capelinha das Aparições e para o Santuário, o que nos dá muito ânimo e alegria.

Como sempre o Encontro começou com os abraços animados de boas-vindas de quem já se sente “Família” e com a partilha de notícias. Depois das notícias mais pessoais, passamos a partilhar algumas de âmbito nacional e mundial, a que chamamos a “Notícia” dos últimos tempos. Como foram diversas as que se focaram e como as visões são sempre diferentes, o debate foi muito vivo e muito interessante (à boa maneira dominicana!...)

Oração: apresentou-se o mês de Outubro, como o mês Missionário, do Rosário e das Missionárias Dominicanas do Rosário

                -ROSÁRIO: partilha de experiências. Reflexão sobre o significado e tradição do Rosário. Leu-se uma história/testemunho sobre o Rosário

                -MISSÃO: Foram distribuídas e refletidas frases bíblicas do Novo Testamento relativas à Missão e a partilha que se seguiu foi muito boa, profunda e demorada. Justificava-se que se prolongasse, mas a hora do almoço estava mesmo a chegar e antes, ainda, queria-se ler e comentar a carta e as notícias que nos foram enviadas desde Moçambique, relativas ao Encontro dos Leigos, lá realizado, na Província de Inhambane, de 23 a 26 de setembro pp e ao qual nos sentimos especialmente unidos, pelos Terços acompanhados de mensagens, pelo vídeo e pela ajuda económica que enviamos para este Encontro.

                Depois do almoço, iniciou-se a planificação do ano, tendo ficado decidido, - a partir das várias sugestões de temas propostos - que este ano vamos unir-nos às celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, refletindo sobre a sua Mensagem, visitando os Lugares mais importantes e aprofundando a Mensagem/Homilia que o Papa Francisco possa deixar-nos, por altura da sua visita em Maio próximo. Os dias escolhidos para os Encontros foram: 14 de janeiro, em Fátima, 11 de março, em Fátima e 8 de julho no Lugar dos Afetos – Eixo- Aveiro. No dia 14 de janeiro seremos ajudados pela Sra. Dra. Anabela Rodrigues, colega da Xana. Para o dia 11 de março, aproveitando o caminho para os Valinhos, faremos a Via-Sacra preparada por cada um dos membros do Grupo. Assim tocaria a cada um a seguinte estação: 1ª. Arminda; 2ª Bia; 3ª Sr. José; 4ª. Tó; 5ª. Lena; 6ª. Sílvio; 7ª.Rita; 8ª Ana Miranda; 9ª. Fátima; 10ª. Amélia; 11ª. Fernando; 12ª. Xana e Luís; 13ª. Daniela; 14ª. Ana Margarida; 15ª. Cristina

                O Tó apresentou as contas e perguntou-se se alguém estaria disponível para participar num Encontro de formação para Formadores, organizado pela Pastoral Juvenil Dominicana, a ter lugar nos dias 22 e 23 de outubro em Fátima. No momento ninguém tinha disponibilidade, mas ficaram de pensar.

                Por fim, fez-se a partilha sobre o que a cada um tinha ficado de preparar a partir da leitura dum pequenino livro sobre S. Domingos, como participação na celebração dos 800 anos da Ordem. Alguns prepararam com empenho a sua tarefa, o que proporcionou um muito bom e longo momento de reflexão e partilha

               .Terminou-se com o Hino dos 10 anos do Grupo, seguido do lanche partilhado que é sempre muito bom e muito abundante

Fátima, 08 de outubro de 2016                               

Ir. Deolinda 

 

 

 

MENSAGEM PARA OS AMIGOS LEA

Queridos amigos e amigas!

Neste dia tão especial para nós, Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, em que celebramos, por um lado, o 98º aniversário do nascimento da congregação sob a proteção de Maria e por outro a invocamos como Mãe e Modelo de Discípula fiel, queremos que desde Moçambique vos chegue a nossa presença amiga, cheia de gratidão e profunda união.

Sabemos que amanhã estareis reunidos em Fátima a louvar a mesma Mulher e Mãe que sempre tem tanto a desafiar-nos…E o maior de todos os desafios é o de nos ter dado o seu Filho Jesus, porque hoje esta missão é-nos entregue a nós.!

Estamos a escrever-vos em nome de toda a Família Dominicana em Moçambique para vos dizermos com o coração cheio de gratidão, o nosso profundo OBRIGADO pela vossa presença solidária, generosa e fraterna na celebração do Jubileu da Ordem que celebrámos de 23 a 26 de Setembro, no Centro Catequético do Guiua, na Província de Inhambane. Realmente irmãos que fostes super generosos! Com o vosso apoio solidário conseguimos suportar parte das despesas do alojamento. Que Deus abençoe a vossa generosidade! Os terços e dezenas com mensagens tão profundas ficarão como sinais permanentes da união de uns com os outros e de compromisso na mesma missão.

Junto vos enviamos uma crónica sucinta do mais significativo que vivemos, embora já sabeis, a experiência que ficou em todos é difícil de passar ao papel… Mas foi mesmo uma Graça e um Dom muito grandes que S. Domingos nos ofereceu. Agora nos toca fazer vida o Lema que nos congregou: ENVIADOS A PREGAR O EVANGELHO…da justiça, da paz, da reconciliação e da misericórdia, ali onde a vida clama!

Bem hajam queridos irmãos!

Boa Missão neste novo ano que aí estais a começar…Nós por cá é ao contrário, estamos quase a encerrar…Mas para o cristão não há férias…

ESTAMOS JUNTOS!

Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário em Moçambique

 

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique