banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Notícias do Grupo LEA (Leigos em Ascensão)

Como o último Encontro do Grupo teve lugar no passado dia 8 de outubro e sendo este mês tão especial para as Missionárias Dominicanas do Rosário, também o é, necessariamente, para o Grupo LEIGOS ENM ASCENSÃO. Partilha-se, por isso, algo do que foi esse Encontro. Além do Resumo do mesmo destaca-se, ainda, a carta que nos foi enviada desde Moçambique, assim como algumas fotos dos dois GRUPOS.

 

RESUMO DO ENCONTRO Nº 46 GRUPO LEA

No dia 8 de outubro de 2016 realizou-se o 46º Encontro do Grupo LEA e participaram os seguintes membros: Cristina, Arminda, Bia, Sr José, Tó, Fernando e Amélia, Xana e Luís, Lena, Ana Miranda, Daniela, Fátima, Ir. Deolinda, Rita e Sílvio, Aurora, a viver um pouco, como é natural, a crise dos ciúmes devido ao nascimento da sua maninha Guiomar, que foi hoje apresentada ao Grupo. Muito boa participação! Em nome do Grupo, deu-se uma “prendinha” à Guiomar e outra, claro, à Aurora…

Também desta vez nos foi cedida a sala nº 43, que tem uma vista privilegiada para a Capelinha das Aparições e para o Santuário, o que nos dá muito ânimo e alegria.

Como sempre o Encontro começou com os abraços animados de boas-vindas de quem já se sente “Família” e com a partilha de notícias. Depois das notícias mais pessoais, passamos a partilhar algumas de âmbito nacional e mundial, a que chamamos a “Notícia” dos últimos tempos. Como foram diversas as que se focaram e como as visões são sempre diferentes, o debate foi muito vivo e muito interessante (à boa maneira dominicana!...)

Oração: apresentou-se o mês de Outubro, como o mês Missionário, do Rosário e das Missionárias Dominicanas do Rosário

                -ROSÁRIO: partilha de experiências. Reflexão sobre o significado e tradição do Rosário. Leu-se uma história/testemunho sobre o Rosário

                -MISSÃO: Foram distribuídas e refletidas frases bíblicas do Novo Testamento relativas à Missão e a partilha que se seguiu foi muito boa, profunda e demorada. Justificava-se que se prolongasse, mas a hora do almoço estava mesmo a chegar e antes, ainda, queria-se ler e comentar a carta e as notícias que nos foram enviadas desde Moçambique, relativas ao Encontro dos Leigos, lá realizado, na Província de Inhambane, de 23 a 26 de setembro pp e ao qual nos sentimos especialmente unidos, pelos Terços acompanhados de mensagens, pelo vídeo e pela ajuda económica que enviamos para este Encontro.

                Depois do almoço, iniciou-se a planificação do ano, tendo ficado decidido, - a partir das várias sugestões de temas propostos - que este ano vamos unir-nos às celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, refletindo sobre a sua Mensagem, visitando os Lugares mais importantes e aprofundando a Mensagem/Homilia que o Papa Francisco possa deixar-nos, por altura da sua visita em Maio próximo. Os dias escolhidos para os Encontros foram: 14 de janeiro, em Fátima, 11 de março, em Fátima e 8 de julho no Lugar dos Afetos – Eixo- Aveiro. No dia 14 de janeiro seremos ajudados pela Sra. Dra. Anabela Rodrigues, colega da Xana. Para o dia 11 de março, aproveitando o caminho para os Valinhos, faremos a Via-Sacra preparada por cada um dos membros do Grupo. Assim tocaria a cada um a seguinte estação: 1ª. Arminda; 2ª Bia; 3ª Sr. José; 4ª. Tó; 5ª. Lena; 6ª. Sílvio; 7ª.Rita; 8ª Ana Miranda; 9ª. Fátima; 10ª. Amélia; 11ª. Fernando; 12ª. Xana e Luís; 13ª. Daniela; 14ª. Ana Margarida; 15ª. Cristina

                O Tó apresentou as contas e perguntou-se se alguém estaria disponível para participar num Encontro de formação para Formadores, organizado pela Pastoral Juvenil Dominicana, a ter lugar nos dias 22 e 23 de outubro em Fátima. No momento ninguém tinha disponibilidade, mas ficaram de pensar.

                Por fim, fez-se a partilha sobre o que a cada um tinha ficado de preparar a partir da leitura dum pequenino livro sobre S. Domingos, como participação na celebração dos 800 anos da Ordem. Alguns prepararam com empenho a sua tarefa, o que proporcionou um muito bom e longo momento de reflexão e partilha

               .Terminou-se com o Hino dos 10 anos do Grupo, seguido do lanche partilhado que é sempre muito bom e muito abundante

Fátima, 08 de outubro de 2016                               

Ir. Deolinda 

 

 

 

MENSAGEM PARA OS AMIGOS LEA

Queridos amigos e amigas!

Neste dia tão especial para nós, Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, em que celebramos, por um lado, o 98º aniversário do nascimento da congregação sob a proteção de Maria e por outro a invocamos como Mãe e Modelo de Discípula fiel, queremos que desde Moçambique vos chegue a nossa presença amiga, cheia de gratidão e profunda união.

Sabemos que amanhã estareis reunidos em Fátima a louvar a mesma Mulher e Mãe que sempre tem tanto a desafiar-nos…E o maior de todos os desafios é o de nos ter dado o seu Filho Jesus, porque hoje esta missão é-nos entregue a nós.!

Estamos a escrever-vos em nome de toda a Família Dominicana em Moçambique para vos dizermos com o coração cheio de gratidão, o nosso profundo OBRIGADO pela vossa presença solidária, generosa e fraterna na celebração do Jubileu da Ordem que celebrámos de 23 a 26 de Setembro, no Centro Catequético do Guiua, na Província de Inhambane. Realmente irmãos que fostes super generosos! Com o vosso apoio solidário conseguimos suportar parte das despesas do alojamento. Que Deus abençoe a vossa generosidade! Os terços e dezenas com mensagens tão profundas ficarão como sinais permanentes da união de uns com os outros e de compromisso na mesma missão.

Junto vos enviamos uma crónica sucinta do mais significativo que vivemos, embora já sabeis, a experiência que ficou em todos é difícil de passar ao papel… Mas foi mesmo uma Graça e um Dom muito grandes que S. Domingos nos ofereceu. Agora nos toca fazer vida o Lema que nos congregou: ENVIADOS A PREGAR O EVANGELHO…da justiça, da paz, da reconciliação e da misericórdia, ali onde a vida clama!

Bem hajam queridos irmãos!

Boa Missão neste novo ano que aí estais a começar…Nós por cá é ao contrário, estamos quase a encerrar…Mas para o cristão não há férias…

ESTAMOS JUNTOS!

Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário em Moçambique

 

Fotogalerias

Casa Provincial
Exposição missionária
Festa padroeiro
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Porto
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique