banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Resumo do encontro Nº 41 do Grupo LEA

No dia 24 deste mês de janeiro de 2015, o Grupo LEA teve o seu 41º Encontro, que teve lugar, em Fátima, na casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo e estiveram presentes: Tó, Ana Margarida, José Gonçalves, Conceição (Bia), Daniela, Ana Miranda, Fátima e Ir. Deolinda.

 

Depois da leitura do postal enviado pela Teresa Velosa, da partilha e diálogo sobre algumas notícias e acontecimentos interessantes, fez-se a oração do Grupo LEA e porque estamos na semana de oração pela unidade dos cristãos leram-se alguns versículos do Evangelho de João, em que Jesus manifesta o grande desejo de que permaneçamos unidos. 

 Passou-se depois à reflexão sobre o tema proposto para este Encontro e que tinha a ver com o compromisso, solidariedade e voluntariado. Foi a Daniela que fez esta abordagem, a partir da sua experiência de Voluntariado, na ACREDITAR, no IPO - pediatria - do Porto e fê-la muito bem.  Além do seu testemunho pessoal, apresentou outros de colegas Voluntários no mesmo Serviço, duma  jovem ex-doente e duma Mãe que viveu o drama dum filho doente.

Leram-se, por estarem em consonância com este tema, os números 177, 187, 197 e 207 da "Alegria do Evangelho" do Papa Francisco. Estes dois momentos despertaram muito diálogo e reflexão em torno as questões profundas e fundamentais, algumas das quais bem interpelantes e com difícil resposta.

Na parte da tarde trataram-se os temas mais diretamente relacionados com o Grupo LEA.

Quanto ao "registo da vida do Grupo LEA" a Fátima levou o Dossier  com o registo dos materiais recolhidos por altura da celebração dos 10 anos do Grupo e a Daniela levou outro, muito bonito, preparado por ela, e que tem como objetivo recolher, o que de mais significativo acontecer a partir dessa celebração. Parabéns e obrigado às duas, por esta colaboração,  e a melhor maneira de o fazer é prestar atenção a tudo o que possa ter interesse e enviar-lho. Assim, com a colaboração de todos, se irá construindo a história do Grupo.

No nº. 7 da Convocatória era o tema do Retiro,  proposto nos dois últimos Encontros, para os próximos dias 6, 7 e 8 de março, que esteve em análise. Achou-se melhor que antes de se avançar com a preparação do mesmo, se fizesse uma sondagem aos membros do Grupo para se saber quem poderá estar ou não interessado e/ou disponível em participar, para que não aconteça preparar-se e depois não haver número suficiente. A Fátima ficou de fazer esse contacto, pedindo a resposta de todos até ao fim deste mês de Janeiro. Em simultâneo vai ser perguntado qual o tema que gostariam que fosse abordado e se preferem que o Retiro tenha somente início no sábado de manhã, 7, em vez de começar dia 6 à noite. Consoante as respostas que se obtiverem constituir-se-á um grupo que tenha como Missão preparar o referido Retiro.

Quanto à despedida e envio da Gabriela, que não pode estar presente neste Encontro, por motivos de estudo e que partirá, se Deus quiser, no início de março para o Peru, a fim de fazer o seu Voluntariado, falou-se que esse envio poderia ser feito no Porto numa das Eucaristias que as diferentes salas têm programadas, tanto mais que ela foi aluna desse Colégio. Em Lisboa, pode fazer-se no dia 22 de fevereiro, altura em que ela estará no Bairro 6 de Maio a viver  uns dias de preparação. Por essa altura também a Equipa d´África estará no Bairro a fazer o seu habitual fim de semana, o que favorece em muito, o ambiente . Para esse envio os elementos do Grupo LEA de Lisboa seriam convidados a estar presentes.

Depois, foi a vez de nos debruçarmos sobre a concretização da proposta falada nos últimos Encontros e que ia no sentido de todas as semanas ser enviada uma mensagem a cada membro do Grupo e aos membros que em tempo fizeram parte do mesmo. Para isso a Ana Margarida ficou de completar a lista com todos os contactos, de iniciar já o envio dessas mensagens, de fazer uma nota explicativa sobre a razão que nos levou a tomar esta iniciativa e o modo como se pode concretizar. Atenção, pois muito em breve já teremos a primeira mensagem.

Relativamente ao intercâmbio entre um grupo de crianças do pré-escolar do Centro Social 6 de Maio e o Colégio Flóri, do Porto, fomos informados que a coisa já está a andar e que a data escolhida foi o 25 de Junho, altura em que no referido Colégio se faz o arraial de S. João. Vai ser muito bom para as crianças finalistas do Bairro 6 de Maio.

Mais uma vez se falou no possível intercâmbio com os Leigos do Peru, ligados à Congregação e este Grupo LEA, e viu-se que esse início poderá ser uma missão para a Gabriela tentar ver como será a melhor maneira de o concretizar, uma vez que vai ter a oportunidade de contactar e de conhecer esse Grupo.

Quanto às contas, o Tó informou  que nesse dia, o saldo em caixa, era de 276.50€.

Marcou-se um Encontro para o dia 11 de julho a decidir-se na altura se será em Fátima ou em Lisboa.

Terminamos invocando MARIA, cantando o Hino dos 10 anos do Grupo,  o Hino a Ascensão Nicol e a Ramon Zubieta, feito pelo João Pedro Mendonça e com um lanche muito bom e abundante. Como este teve que ser feito fora só foi pena o frio.

FÁTIMA, 24 de janeiro de 2015

Ir. Deolinda Rodrigues

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique