banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Síntese do encontro do grupo «Leigos em Ascensão»

Fátima, 27 de setembro de 2014

Este Encontro teve lugar, em Fátima, na casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo e estiveram presentes: Tó, Ana Miranda, Ana Tavares, Daniela, Fátima, Gabriela, Cristina, Ana Margarida, Clara, Isabel Estevinha, Ir. Deolinda. Durante uma parte da manhã também estiveram a Sara Caty e o seu irmão Edmilson, do Bairro 6 de Maio. O Sr. José, marcou presença, através duma chamada telefónica para saudar a todos os presentes e para dizer que estava muito unido.

 

O Encontro começou com as saudações habituais, com a partilha de notícias, e com a oração da manhã que, para além da oração a Nossa Senhora de Fátima, preparada pela Ana Margarida, refletiu-se sobre o Evangelho do domingo seguinte e cantamos a canção “Passo a Passo”, feita pela Fátima, por ocasião da celebração dos 10 anos do Grupo e queremos que se torne uma das canções do Grupo, juntamente com o Hino que o João Pedro Mendonça compôs e a oração do Grupo Lea, feita pelo Tó. Vamos procurar tê-las presente em todos os Encontros.

Para motivar o trabalho que se seguia e que foi escolher as prioridades para os próximos tempos, fez-se uma reflexão e partilha sobre a parábola “ A cidade dos poços”, que ajudou muito à reflexão e ao diálogo.

Entrando já na fase do trabalho previsto para este Encontro, falou-se na necessidade de se registar mais e melhor a vida do Grupo, inspirando-nos na ideia de um “Diário” e apontou-se para que se tivesse o cuidado de se arquivar todos os dados, textos, fotos, notas, etc, que vão surgindo, e com tudo isso ir formando um “Dossier”. Este começaria a ser constituído desde o Encontro de Junho de 2014, o primeiro que se realizou depois da celebração dos 10 anos do Grupo. Quanto à recolha dos 10 primeiros anos, a Fátima disponibilizou-se para fazer essa compilação.

Tendo em conta a sugestão que se tinha recolhido em Junho e que ia no sentido de haver mais comunicação entre todos os membros do Grupo, foi pedido à Irmã Deolinda que solicitasse a todos, incluindo os que já fizeram parte e, por uma razão ou por outra, deixaram de pertencer, o favor de enviarem o nome, a data de nascimento, o e.mail, uma foto, o nº do Tlm.  A Cristina ofereceu-se para organizar esses dados e a partir de janeiro de 2015, todas as semanas será enviada uma pequenina mensagem, pode ser só uma palavra, desenho, uma brincadeira, os parabéns, se for o caso, a todos. Seguir a ordem da lista organizada pela Cristina, é a maneira de cada um saber qual é a semana que lhe toca enviar essa pequenina mensagem.

A Irmã Deolinda também ficou de saber como se poderá iniciar algum contacto/intercâmbio com os Leigos da Província de Santa Rosa, do Peru.

Achou-se importante retomar os intercâmbios com as crianças do Colégio Flóri e as do Centro Social 6 de Maio.

Uma vez que a Gabriela está disposta a fazer um ano de Voluntariado, num País da América Latina, e a Daniela fazer o mesmo, durante as férias do próximo verão, em Moçambique, é necessário, em conjunto com a Ir. Coordenadora Provincial, dar início à elaboração dum plano de preparação. À Daniela foi-lhe pedido que tentasse arranjar outra pessoa para ir com ela.

Nos últimos dois Encontros foi insistente o pedido para se pensar num novo Retiro para o Grupo, e para isso a Daniela e a Fátima ficaram de ver se na zona de Aveiro haveria alguma possibilidade. As datas apontadas para a sua concretização foram 6, 7 e 8 de março. (Teresa Velosa, não se achou muito viável aceitar a tua proposta para que o retiro tivesse lugar na Madeira, embora todos gostassem de ir até lá, Mas!...)

O Grupo do Porto disponibilizou-se para organizar o próximo Encontro que ficou marcado para o dia 24.01.2015, em Fátima. Falando-se dos lugares onde se devem realizar os Encontros foi consensual a ideia de que sejam, habitualmente, em Fátima, uma vez que é mais fácil e mais barato para todos. Serão em Lisboa e no Porto, quando houver uma razão para isso.

O próximo Encontro terá como tema central a SOLIDARIEDADE, o COMPROMISSO com os outros, sobretudo com os mais pobres.

A Ana Margarida, Cristina, Daniela e Gabriela ficaram para o dia seguinte, para participarem na Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana, tendo participado, de forma ativa, na Vigília. Nessa Peregrinação também foi apresentado o vídeo sobre o “Estudo Dominicano e a Pregação dos Leigos”, preparado por um Grupo da Sala de Estudo do Centro Social 6 de Maio e composto pelo Voluntário Fernando Cibelo. Resultou tudo muito bem e no final todas partilharam que tinham gostado muito.

Fátima, 27 e 28 de setembro de 2014

Ir. Deolinda Rodrigues

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Festa padroeiro
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Peregrinação Fátima
Porto
Retratos de Família