ASCENSÃO NICOL

Quem foi Ascensón Nicol?

Ascensión Nicol nasceu em Espanha, no dia 14 de Março de 1868, no seio de uma família simples, de classe média e marcada por uma forte tradição religiosa.

Aos 17 anos entrou no convento de Santa Rosa, em Huesca, Espanha e dedicou toda a vitalidade da sua juventude, no empenho de ser fiel à sua vocação.

Aos 44 anos de idade ofereceu-se para dar uma resposta missionária na diocese de Urubamba e Madre de Dios – Peru, sendo a primeira Missionária a penetrar na selva peruana e aí dedicou a vida, à promoção humana e cristã da mulher e da criança.

Ascensión tinha um espírito forte, tenaz e quando assumia ou empreendia algo, fazia-o com todo o coração.

Juntamente com Mons. Ramón Zubieta, fundou, no ano de 1918, a Congregação das Missionárias Dominicanas do Rosário, cujo carisma é: “evangelizar os pobres nas situações missionárias onde a Igreja mais nos necessite”.

“Contra a sua vontade foi Geral da Congregação até 1940, ano em que morreu. O seu zelo apostólico e missionário levou-a a atravessar 17 vezes o oceano, a estabelecer a Congregação, além do Peru, noutros Países, entre eles na China e em Portugal.

No dia 14 de Maio de 2005, A Madre Ascensão foi Beatificada em Roma, e o decreto de Beatificação diz que ela foi uma das maiores Missionárias  do séc-XX

RAMON ZUBIETA

Quem foi Ramón ubieta?

Ramón Zubieta, nasceu em Espanha no ano de 1864.

Desde criança quis ser sacerdote. O seu sonho irá evoluindo e na juventude manifesta o seu desejo de ser sacerdote missionário.

Entrou na Ordem Dominicana no ano de 1881 e inicia a sua experiência missionária nas Filipinas. Mais tarde foi nomeado Bispo de uma região da selva amazónica do Peru, ali permaneceu e trabalhou até à sua morte.

Pressentiu a necessidade de levar religiosas à selva para apoiar a educação em geral e de forma especial a da mulher. A este projecto dedicará todos os seus desvelos e ilusões, projectando e organizando tudo o necessário para lhe dar forma e consistência como Congregação Missionária.

A 5 de Outubro de 1918, realiza-se a Fundação da Congregação das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário.

Ramón Zubieta faleceu no Peru, no dia 19 de Novembro de 1921.

A sua memória continua viva nas gentes, nos lugares de missão, nas Missionárias Dominicanas. Contamos com a sua especial protecção sobre as Missões que tanto amou e serviu.