banner_dominicanas1 banner_dominicanas2 banner_dominicanas3 banner_dominicanas4 banner_dominicanas5 banner_dominicanas6 banner_dominicanas7

Uma semana Missionária - o que é?

Acolhendo o pedido que me foi feito pelo Pe. Claudino, procurei responder às perguntas que me foram propostas sobre as Semanas Missionárias.

O que é uma Semana Missionária; Como e onde se pode organizar; E quem normalmente participa.

 ‘’A  Igreja é toda ela missionária e a obra da evangelização é um dever fundamental de todo o Povo de Deus’’. (Ad Gentes, nº35)

As Semanas Missionárias realizam-se dentro duma perspetiva de Missão, com um objetivo: ajudar os cristãos a tomar consciência da dimensão missionária da sua vocação baptismal. Sensibilizar as comunidades cristãs para a urgência da evangelização missionária, de modo a todas participarem na missão universal, promover a intercomunhão eclesial em pessoas, valores e experiencias de evangelização e celebração da fé. Dar testemunho de comunhão na diversidade dos Carismas próprios do cada Instituto As semanas Missionárias são precisamente como nos diz o Papa Francisco. «Sair, ouvir o grito dos pobres, dos distantes e próximos, encontrar todos e anunciar a alegria do evangelho.

 Como? Informação através de boletins paroquiais, rádios locais e encontros pastoreais. Distribuição atempadamente do programa da semana; Envio, do programa à equipa missionária que o vai executar, para acertos da última hora. Onde se pode organizar. 

Esta tarefa compete à estrutura pastoral local. Informação e dinamização dos párocos e leigos comprometidos, por parte da estrutura diocesana, sobre os objetivos e dinâmicas da semana.

Normalmente  participam um ou mais  elementos de cada  Instituto. Missionários. ‘’AD – GENTES’’

Ir. Adelaide Varanda

Fotogalerias

Bairro 6 de Maio
Casa Provincial
Colégio Flori
Capítulo
Fundadores
Moçambique
Mocambizade
Peregrinação Fátima
Retratos de Família
Semana Santa Moçambique